[caption id=attachment_15147 align=alignnone width=1024] Supervisor Leandro Soares e o coordenador do Controle de Vetores, Marcos Domingos, pedem durante entrevista o apoio da população na campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Foto: Roney Minella[/caption]

-Autoridades pedem apoio de toda a população para a campanha-

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí, através do Departamento de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária, iniciou hoje (16-11), uma forte campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Este mosquito é menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

A campanha foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, ao prefeito Ricardo Fávaro Neto. O secretário buscou apoio das demais secretarias de, Administração, Obras e Serviços Urbanos, e do Departamento de Comunicação. Mas precisamos do total apoio da população para garantirmos o enfrentamento eficaz deste mosquito ardiloso. Sem o envolvimento dos moradores fica impossível combatermos o aparecimento deste mosquito, afirma Marcelo Rosa.

Na manhã de hoje, a equipe do Controle de Vetores, o coordenador Marcos Aurélio Serena Domingos, e o supervisor Leandro Soares, utilizaram os microfones da rádio Vale Azul FM para pedir apoio da população nesta campanha. A coordenadora da Visa Municipal, Jaqueline dos Santos Sousa, também participou da divulgação.

Com atitudes comuns como, manter os quintais e terrenos limpos, livres de sujeira; não deixar acumular água em todo tipo de garrafas usadas, dar destinação adequada aos pneus velhos, trocar diariamente a água de cachorros e demais animais de estimação, trocar a água das planteiras por areia, limpar as calhas dos telhados, e manter as caixas dágua tampadas são necessários para evitar o surgimento do mosquito e, principalmente, combater qualquer foco do Aedes, alerta Marcão.

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença. E o pior disso é que a dengue pode matar o paciente, alerta o supervisor municipal, Leandro Soares.

Marcão e Leandro informaram que estão mantendo na cidade, 25 armadilhas em 16 pontos estratégicos, sendo em borracharias, pátios públicos de equipamentos, depósitos de veículos velhos, e estabelecimentos de ferro velho, onde estão sendo capturados ovos do mosquito, garantindo milhares de ovos sejam destruídos, impedindo o nascimento de mosquitos.

O prefeito Ricardo, ciente da importância da campanha pediu empenho de toda a equipe e determinou todas as providências para evitar que o Aedes, que também transmite o Zika vírus e chikungunya seja combatido.