[caption id=attachment_8060 align=alignnone width=1024] Momentos da palestra sobre hiperdia apresentado pela coordenadora do NASF Silvia Andrade. Foto: Edson Freitas[/caption]

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí e o ESF Centro realizaram nesta quarta-feira (30), atividades relacionadas ao Hiperdia, no Salão Paroquial. O evento contou com a presença de centenas de pessoas e a colaboração da equipe do posto de saúde do centro.

Ação da Saúde foi pontuada pela apresentação de palestras, dentre elas, sobre hipertensão e diabetes, pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), coordenado pela enfermeira Silvia de Andrade dos Santos. O cirurgião dentista, Carlos Barbosa Torres apresentou os temas sobre saúde bucal e câncer de boca. Além disso, as pessoas puderam fazer aferição de pressão arterial, glicemia capilar e retirada de medicamentos prescritos.

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos de Souza, destaca que realização do evento incentiva os as pessoas e, principalmente, os pacientes a não deixarem a saúde de lado e acatarem todas as orientações preventivas. “O diabetes é uma doença que inspira cuidados diários e ações como esta, servem de estímulos aos pacientes para que, cada vez mais estejam atentos com a sua saúde”, analisa Luiz Carlos.

[caption id=attachment_8061 align=alignnone width=1024] Cirurgião dentista, Carlos Barbosa Torres apresenta palestra sobre saúde bucal. Foto: Edson Freitas[/caption]

O Hiperdia é um programa destinado ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, permitindo, assim, gerar informações e medicamentos para os pacientes cadastrados. Segundo a coordenadora do posto de Saúde Centro, Neuza Sampaio, “o diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando o aumento da glicose (açúcar) no sangue. Por isso, estão de parabéns todos que participaram e colocarem em prática as instruções preventivas e de tratamento aqui apresentadas”, disse Neuza.