A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí iniciou no último dia 1º de setembro, a segunda etapa da vacinação contra o HPV. As meninas de 9 a 13 anos que já receberam a primeira dose da vacina, em março, vão receber a segunda dose nas escolas.

As adolescentes que não receberam a primeira dose devem procurar o posto de saúde de origem para receber a vacina, munidas da carteira de vacinação e acompanhadas pelo seu responsável. O esquema completo de vacinação é composto por três etapas: 1ª dose, 2ª dose seis meses após a 1ª e, a 3ª dose, cinco anos após a 1ª dose.

[caption id=attachment_7856 align=alignnone width=540] Menina sorri ao receber vacina contra o HPV, por entender a importância da vacina contra o câncer do colo de útero. Foto: Reprodução[/caption]

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a vacina contra o papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, está disponível ao longo de todo o ano nas unidades de saúde, mas no mês de setembro haverá intensificação da vacinação.

A estratégia de vacinação no município de Itaquiraí será mista, ou seja, nas escolas públicas e particulares e nas unidades de saúde. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Marinete de Lurdes Tramontina, essa estratégia ajuda a garantir uma maior cobertura vacinal porque facilita a adesão das meninas.

Marinete ressalta que os pais que não quiserem que a filha seja vacinada na escola devem assinar um termo de recusa, o que não impossibilita que a menina receba a vacina posteriormente numa unidade de saúde.

Na maioria das vezes, o papilomavírus humano é sexualmente transmissível e é de fácil transmissão, por isso o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Marinete Tramontina observa que a medida não estimula o início da vida sexual. “Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos mostram que o período em que as meninas imunizadas iniciam a vida sexual não é diferente daquelas que não receberam a vacina”, argumenta.

Outros estudos, segundo ela, apontam que o melhor momento para administrar a vacina contra o HPV é na faixa etária de 9 a 13 anos. Isso porque, nessa fase da vida, a vacinação induz o corpo a produzir níveis muito mais altos de anticorpos do que a imunidade natural produzida pela infecção do papilomavírus humano. “A vacina do vírus HPV é preventiva contra o câncer de colo de útero. Por isso, é de suma importância que as adolescentes recebam esta imunização”, orienta Marinete Tramontina.