[caption id=attachment_15282 align=alignnone width=960] Coordenadora do NASF Franciele e a fisioterapeuta Hevellem com alguns dos pacientes já contemplados com cadeiras de rodas e órteses. Foto: Divulgação[/caption]

-Doze pacientes já foram atendidos e mais dezenove processos foram encaminhados através da Secretaria Municipal de Saúde-

A Prefeitura de Itaquiraí realizou de fevereiro a novembro deste ano, a entrega de doze OPMs (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), especificamente cadeiras de rodas e para banho, atendendo pacientes que necessitavam destes aparelhos para locomoção e higiene pessoal, respectivamente.

Este é o resultado do convênio firmado entre o Município de Itaquiraí e o CER/APAE (Centro Especializado de Reabilitação da Apae de Campo Grande), numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, com as visitas e avaliações sob a responsabilidade do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

A equipe do NASF, a fisioterapeuta Hevellem Pinho, e a coordenadora, farmacêutica Franciele Gandolfo, destacam que os aparelhos beneficiam, especificamente, pacientes do SUS que mais precisam de apoio do poder público municipal. “Encaminhamos processos para o atendimento de mais dezenove pacientes que precisam de cadeiras de rodas e banho, andadores, três órteses (membros inferiores e superiores), e pedidos de calçados ortopédicos, sob medida, para dois pacientes. E somente na oficina itinerante do CER, realizada em Naviraí, enviamos sete pacientes e todos eles foram atendidos e os processos encaminhados”, informa Franciele.

Segundo a médica Hevellem, os pacientes identificados pelo NASF recebem todo atendimento psicossocial e simultaneamente o acompanhamento em fisioterapia. Posteriormente, ao receberem os materiais de locomoção, órteses ou próteses, eles passam a ser pacientes do CER-APAE. “Enfim, conforme a procura e a demanda local, é que realizamos as visitas para avaliação e, observando o grau de deficiência e a capacidade funcional de cada paciente é que realizamos o processo e damos o devido encaminhamento, garantindo o atendimento necessário para cada caso”, acrescenta a fisioterapeuta municipal.

[caption id=attachment_15283 align=alignnone width=826] Paciente Roque Lau, contemplado com cadeira de rodas através do CER/APAE, Prefeitura de Itaquiraí/Secretaria de Saúde e Nasf.[/caption]

Entre os pacientes atendidos pela Prefeitura/Secretaria de Saúde/NASF e CER/APAE estão os senhores, Roque Lau, que recebeu uma cadeira de rodas e teve garantindo o encaminhamento do processo para uma prótese e Antônio Soares Ramos, com cadeira de rodas, e a dona Maria Aparecida da Silva Pateis, atendida com órtese e uma cadeira de rodas. “Muitos desconhecem este atendimento que realizamos. Por isso, quem necessitar deve procurar a nossa equipe no antigo prédio do INSS ou diretamente na Secretaria de Saúde”, orientam Franciele e Hevellem que também tem fazem atendimentos de pacientes por solicitação do Creas e Cras.

A coordenadora do NASF destaca todo o empenho da Secretaria de Saúde de Itaquiraí para garantir os atendimentos, sendo desde a visita domiciliar, o deslocamento do paciente para Campo Grande e para os procedimentos de reavaliação. “Tudo é feito através da Secretaria Municipal de Saúde, com todo o aval do secretário Marcelo Batista Rosa, atendendo a determinação do prefeito Ricardo Fávaro. O objetivo é melhorar os atendimentos e, sobretudo, humanizar a Saúde, para que o cidadão tenha melhores condições de vida”, sustenta Franciele.

CONHECA O CER/APAE

É um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência física e intelectual de seu território. O CER/APAE é um serviço especializado de reabilitação, o qual dispõe de: Médicos Especializados em Reabilitação, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Técnico em Órteses e Próteses e Educador Físico.

As patologias incluídas nos atendimentos no CER/APAE são: sequelas de traumas, lesão medular, sequela de acidente vascular encefálico (AVE), amputações, traumatismo craniano encefálico (TCE), doenças neuromusculares, paralisia cerebral, síndromes genéticas que comprometem o aparelho locomotor, malformações congênitas, paralisia infantil, neuropatias, e outras.