(Roney Minella) – A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí agendou para a próxima segunda-feira (15), a realização da V Conferência Municipal de Saúde. O evento atende o Decreto 4477/2019 publicado no Diário Oficial do Município nº 1244, assinado pelo prefeito Ricardo Fávaro, em consonância com a Lei Federal 8142/90, que regulamenta as conferências de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, anuncia que todos os detalhes estão sendo encaminhados para que a conferência cumpra a sua finalidade. Segundo ele, o tema da conferência será Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. “E para discorrer sobre o tema teremos um palestrante que de forma técnica e objetiva abordará os direitos, sobretudo, a responsabilidade dos entes federados na efetivação do Sistema Único de Saúde”.

O comerciante, Alexandre Ribeiro do Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Saúde, acrescenta que a Conferência Municipal de Saúde será a partir das 7 horas da manhã, no Plenário da Câmara de Vereadores de Itaquiraí. “Teremos as presenças das autoridades municipais e, estamos buscando a participação de lideranças de todos os segmentos da comunidade. A conferência precisa ter representatividade das mais diferentes organizações, sejam privadas ou públicas, como associações comunitárias, rurais, sindicais, representantes do comércio, prestadores de serviços em saúde, trabalhadores da saúde e, principalmente, os usuários da saúde pública, porque serão tratados especificamente assuntos de interesse da saúde pública”.

[caption id=attachment_17713 align=alignright width=431] Alexandre Nascimento, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itaquiraí. Foto/Facebook[/caption]

Alexandre aponta que a conferência é o principal fórum para que a população, o cidadão, e todos itaquiraienses possam apontar sugestões e prioridades visando, sobretudo, a conquista de mais recursos para a Saúde. “Para a consolidação do SUS e melhoria dos atendimentos, defendemos a ideia de que o financiamento do sistema tenha mais recursos federais. De nada adianta definirmos a política pública para a saúde se não houver o recurso para custea-la”, considera o presidente do CMS. “Para entendermos melhor e discutirmos este e outros assuntos é que convidamos a participação de todos nesta V Conferência”, observa Alexandre ao reforçar o convite estendido a toda a população.