Cb image default
Divulgação

Os servidores do Departamento de Regulação de Vagas, setor vinculado à Secretaria de Saúde, receberam mais uma capacitação para melhoria dos atendimentos prestados à população. Desta vez, foi oferecido o treinamento em gestão e organização financeira do sus e processo de regulação de vagas.

Objetivo desta ação, fruto da parceria entre a educação permanente da secretaria de saúde com a controladoria geral do município, foi promover a importância em manter o preparo dos servidores, bem como o conhecimento dos aspectos relacionados à gestão dos custos que movimentam diariamente o funcionamento deste setor nos atendimentos de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, se faz necessário resgatar algumas funções da regulação em saúde, tais como viabilizar o processo de regulação do acesso a partir da atenção básica, regular a referência a ser realizada em outros municípios, de acordo com a programação pactuada e integrada em garantir o acesso adequado à população referenciada, ou seja, é uma unidade dentro da secretaria de saúde que encaminha os pacientes para a realização de exames e procedimentos necessários a manutenção e tratamento das diversas condições de saúde, cabendo a esta também, os processos de regulação interna como as agendas para as especialidades que atendem no município como pediatria, psiquiatria, ginecologia e ultrassom.

OS responsáveis pela capacitação, o enf. Eduardo Sandim e o controlador geral, Jairo Donin, garantem que promover estes momentos servem para pensar no processo de trabalho, fornecer ferramentas de gestão para a realização de planejamento e proporcionar atualização e conhecimento para o cotidiano destes trabalhadores em saúde, fomentando qualidade no atendimento à elevada demanda deste setor que é tão fundamental para o cumprimento dos princípios da integralidade e continuidade do cuidado aos pacientes do SUS.