Cb image default
Divulgação

Durante os meses de abril e maio os agentes comunitários de saúde (ACSs), receberam mais um treinamento que busca qualificar os servidores para melhor atenderem a população. Desta vez, os agentes receberam o treinamento sobre a plataforma “E-sus Pec para Acs”. O sistema permite a alimentação referente a atenção básica alinhado ao Programa Previne Brasil, que financia as ações primárias em saúde com ênfase na promoção, prevenção e fomento da qualidade de vida dos usuários do SUS.

De acordo com os responsáveis pela capacitação Enf°. Eduardo Sandim e Enfª. Silvia de Andrade dos Santos, é de extrema importância reestruturar as informações da Atenção Básica (AB), visando manter a qualidade dos registros realizados pelos profissionais agentes comunitários de saúde. “O objetivo deste trabalho foi capacitar os profissionais agentes comunitários de saúde para a correta alimentação/registro no sistema e estimular estes profissionais a desenvolverem um trabalho cada vez mais qualificado, buscando ajustar as informações com o propósito de agregar mais eficiência ao Programa Previne Brasil”, destacaram.

Por meio desta ação da educação permanente, foi possível estreitar os laços entre secretaria de saúde e ACSs na busca pela melhoria da atenção das equipes de saúde da família, se tornando essencial o papel destes trabalhadores no que tange ao registro e acompanhamento das famílias de Itaquiraí, o que contribui grandemente para o avanço do cuidado e posicionamento do município no ranking estadual quanto ao tema indicadores de saúde e desempenho da atenção básica.