[caption id=attachment_6950 align=alignnone width=592] Prefeito Ricardo com o diretor de Operações da Sanesul, Leonardo Junior, após apresentar as demandas de Itaquiraí[/caption]

O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB), está em Campo Grande desde ontem (01/06), trabalhando na busca de soluções de várias demandas do Município, visitando dirigentes de órgãos do Governo do Estado e da União, sediados na Capital do Estado.

Uma das importantes visitas foi feita ao Diretor Comercial e de Operações, da SANESUL (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Leonardo Barbirato Junior, com quem o prefeito discutiu, mais uma vez, sobre o Convênio Nº 1362/2007 que trata da implantação do sistema de abastecimento de água no Assentamento Santa Rosa.

Ricardo Fávaro informa que o Convênio é de 2007. “Porém, infelizmente, por falta de gestão, este convênio continua parado na Funasa aguardando parecer técnico para que a obra possa ser efetivamente concluída”, lamenta o prefeito. Ele considera que somente através do aporte de recursos e, ao mesmo tempo, com o deferimento da vida útil do projeto, pela Funasa, a situação poderá ser resolvida e a obra voltar a ser executada até a sua conclusão.

“Estamos empenhados, e vamos buscar todo o apoio do Governo do Estado, pois, não vamos admitir que tantas famílias sofram por falhas de quem quer que seja. Estamos nessa luta há muito tempo, e não vamos desistir, por isso, reforçamos esta reivindicação junto à Diretoria de Operações da Sanesul, que é a responsável pela execução do projeto”, explicou.

As obras que levarão água potável para famílias do Assentamento Santo Rosa foram iniciadas em 2012, com a perfuração de 5 poços artesianos, nos lotes 31, 54, 125, 141 e 159. As caixas d’água levantadas já foram instaladas, porém, ainda faltam ser executadas a implantação das redes de água, instalação dos painéis de força, energia até os poços e instalação das bombas, bem como a instalação dos cavaletes para cada uma das aproximadamente 200 famílias que serão beneficiadas com o projeto.

“Não há como esperar mais, e estamos buscando todo o apoio necessário para que esta importantíssima obra seja concluída, para garantir o abastecimento de água em todo o assentamento, já que, hoje, apenas algumas famílias do local têm acesso à água potável, com instalações precárias, feitas pelos próprios moradores. Com a ativação dos poços e implantação da rede as famílias terão a água tanto para consumo próprio como para o desenvolvimento das atividades da agricultura familiar, acabando com o sofrimento da falta de água existente desde a implantação do assentamento”, aponta o prefeito Ricardo ao justificar a insistência de suas reivindicações junto à Sanesul.