[caption id=attachment_7174 align=alignnone width=960] Reunião de secretários municipais de Itaquiraí: cortes nos gastos para manter o equilíbrio financeiro do Município. Foto: Edson Freitas[/caption]

Os secretários municipais da Prefeitura de Itaquiraí reuniram-se na manhã desta quarta-feira (24), para discutir medidas visando enfrentar o colapso financeiro que atravessa o país, os estados e, principalmente, os municípios devido à brusca queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), encolhimento de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e retração da economia neste primeiro quadrimestre de 2015.

A reunião foi convocada pelo Secretário de Administração, advogado Mauro José Gutierre, Secretário de Planejamento e Finanças José Belo, e Controlador Geral do Município Jairo Donin. Os três expuseram a dura realidade econômica do momento “e Itaquiraí também está sendo impactado por este desequilíbrio financeiro, por isso, esta reunião para definirmos estratégias de economias”, afirmou José Belo ao manifestar sua preocupação.

Dr. Mauro Gutierre frisou que hoje existe controle das contas do Município de Itaquiraí, “e não podemos perder este foco, e precisamos dividir esta responsabilidade de manter o equilíbrio financeiro com a participação de toda a equipe da Prefeitura, começando pelo primeiro escalão”, justificou ao fazer o pedido aos secretários de Educação Francisco Eurico Ribeiro, de Obras José Carlos Loro, de Saúde Luiz Carlos de Souza, de Assistência Social Maria Aparecida Fávaro, de Agricultura, vice-prefeito Daniel Mamédio do Nascimento e de Gabinete, José Prior.

Ao apresentar números, o Controlador Geral do Município comprovou a incompatibilidade entre despesas e receitas. “Por isso, é necessário fazer economias, e em cada pasta o gestor responsável planejar, calcular e, principalmente, cortar gastos para que seja restabelecido todo o controle financeiro do Município e não seja preciso fazer cortes radicais”, alertou Jairo Donin.

Para não falar em cortes radicais, o Secretário de Finanças sugeriu diminuir gastos com combustíveis, diárias, compras, enfim, principalmente nas despesas variáveis. “É preciso contingenciar onde é possível. Precisamos estabelecer uma diminuição nos gastos de no mínimo 10 por cento”, argumentou José Belo, que teve sua fala avalizada pelo Diretor do Departamento de Compras, Douglas Tofanim, Diretor de Recursos Humanos José Carlos Pereira, Diretor de Comunicação Roney Minella, e pelo Procurador Geral do Município, Dr. Thales Henrique Tomazelli.

Ao final das discussões, os secretários municipais concordaram com a proposta e saíram da reunião com o compromisso e meta de fazer corte mínimo de 10 por cento nos custos de suas secretarias. Para conhecer o valor real de cortes necessários para cumprir a medida de redução de gastos, Jairo Donin apresentará a cada secretário uma planilha especificando as despesas realizadas no quadrimestre fevereiro, março, abril e maio, que servirá de base de cálculo para as economias necessárias.