A importância do brincar na aprendizagem de uma criança é um fato já amplamente comprovado por diversos estudos realizados por grandes teóricos da educação. Através dos aspectos lúdicos, o aluno vai se familiarizando com nomes, conceitos, vai se envolvendo com o meio, amplia as noções de socialização e interage mais facilmente.

[caption id=attachment_6887 align=alignnone width=1024] Secretário de Educação Eurico Ribeiro ao repassar os brinquedos pedagógicos à coordenadora da Educação Infantil, Eliane Melquíades - Fotos: Ednéia Aquino[/caption]

Diante dessa clara noção da importância do brincar no desenvolvimento da criança, a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) realizou a entrega de diversos brinquedos para enriquecer as escolas e os Centros de Educação Infantil de Itaquiraí. Foram entregues bonecas, carrinhos, fantoches, bandinha rítmica, blocos lógicos, dominós, jogos da memória e muitos outros que são devidamente adaptados de acordo com cada faixa etária atendida, desde o berçário até as séries iniciais do ensino fundamental. Os brinquedos já estão sendo utilizados pelos alunos.

Para o secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro, a ação demonstra o compromisso do prefeito Ricardo Fávaro com a promoção de uma educação de qualidade. Estamos aparelhando as escolas com material didático e de apoio pedagógico adequado. São ferramentas de boa qualidade, que fornecem o estímulo adequado para que as crianças dessa faixa etária possam desenvolver corretamente suas habilidades, exercitando o lúdico, o raciocínio lógico e aprimorando a coordenação motora, afirmou Eurico.

A entrega surpreendeu direção e coordenação das escolas, que ficaram muito felizes com os brinquedos recebidos e com as possibilidades de atividade que os brinquedos criaram. Foi o caso da coordenadora da Educação Infantil Selma Leonel, da Escola Municipal Santa Rosa, que ficou emocionada com a notícia e pegou nos brinquedos com a alegria de uma criança.

“Os brinquedos acabam incentivando não apenas os alunos, mas também os professores, isso incentiva o profissional e enriquece o trabalho com as crianças. Muitas crianças não têm acesso a brinquedos e esses acabam sendo os principais brinquedos delas”, declarou a coordenadora.