A Prefeitura de Itaquiraí, através de ação desenvolvida em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), viabilizou junto ao programa Brasil Carinhoso, recursos financeiros para a aquisição de centenas de brinquedos e materiais pedagógicos. A verba, no total de R$ R$ 69.024,21 foi repassada ao Município através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE).

[caption id=attachment_3927 align=alignnone width=1024] (Da dir. para esq.) Diretora Rute, Secretário Eurico, diretora Valdirene e professora Simone durante a entrega dos materiais pedagógicos às creches de Itaquiraí (Fotos: Edson Freitas)[/caption]

A entrega dos materiais foi feita na última quarta-feira (11), pelo secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro. Ele repassou centenas de peças pedagógicas e de brinquedos à diretora da Creche Pequeno Príncipe, Valdirene Rodrigues Salomão e à diretora da creche Kamakura, Rute Borges, autorizando no mesmo tempo, a entrega dos materiais às demais creches contempladas, em ato que foi prestigiado pela professora Simone de Oliveira.

De acordo com Vanderley José Mayer, do setor de convênios da SEMED, o Programa Brasil Carinhoso é voltado para a primeira infância e tem o seu desenvolvimento integrado em várias vertentes. Uma delas, é expandir a quantidade de matrículas de crianças entre 0 e 48 meses, cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), em creches públicas ou conveniadas.

Ele observa que o apoio financeiro transferido ao Município está relacionado com o quantitativo de crianças informado no Censo Escolar de 2014, totalizando a quantidade de matrículas de crianças de zero a 48 meses, atendidas pelas creches municipais, e através da Associação São Carlos Borromeo. “O Programa consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio, para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil, contribuindo com as ações de cuidado integral, segurança alimentar e nutricional, sobretudo, garantindo o acesso e a permanência da criança na educação infantil”.

Segundo Vanderley Mayer, o recurso foi transferido ao município em parcela única, sendo o montante calculado com base em 50% do valor anual mínimo por matrícula em creche pública ou conveniada, em período integral e parcial, definido para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Desta vez, o Brasil Carinhoso contemplou 46 crianças de zero a 48 meses, que estavam matriculadas nos Centros de Educação Infantil, CEI Professora Marlene Pereira Kamakura, CEII Pequeno Príncipe e CEII São Carlos Borromeo. Para isso, utilizamos o recurso conforme a Resolução nº 01, de 28 de dezembro de 2014, de modo que estas crianças serão melhores assistidas em nossas creches, com novos materiais recreativos, pedagógicos e de apoio ao desenvolvimento psicomotor. Mais uma vez, a administração municipal cumpre o seu papel de atuar em prol da educação infantil, e neste caso, refletindo diretamente também na promoção do bem estar social, é desta forma que estamos trabalhando para todos”, afirmou o secretário de Educação, Francisco Eurico Ribeiro.