[caption id=attachment_7208 align=alignnone width=534] Alunos, pais, professores e diretores da escola Santa Rosa, durante reunião com o Comando da Polícia Militar: fim do pânico[/caption]

O secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro, e o Comandante do 2º Pelotão da PM, Tenente Ferreira, acompanhados por policiais militares estiveram na noite da última terça-feira (23), reunidos com a direção, coordenação pedagógica, professores, administrativos, alunos e pais, no recinto da Escola Municipal Santa Rosa, situada a 60 quilômetros da sede do município, no Assentamento Santa Rosa.

“Estamos aqui para tratar das denúncias de ameaças contra professores. A questão do direito de ir e vir com toda segurança e o direito de estudar tem que ser respeitado. Esse é um desejo do prefeito Ricardo Fávaro, do corpo docente e, principalmente, tem sido de todos os órgãos de Segurança Pública de Itaquiraí, ou seja, da Polícia Militar e da Polícia Civil que têm atuado, diga-se de passagem, de maneira muito eficaz e positiva na garantia destes direitos do cidadão”, afirmou Eurico Ribeiro.

[caption id=attachment_7209 align=alignnone width=534] Diretor da Escola Municipal Santa Rosa fala à comunidade escolar, antecedendo discursos do Tenente PM Ferreira e Secretário de Educação Francisco Eurico Ribeiro[/caption]

O secretário destacou que é inadmissível que dois ou três adolescentes desordeiros tenham conseguido ameaçar a ordem pública e promover pânico no interior da escola. “Mais inoportuno ainda é que um grupo de professores acabou se curvando à esses episódios, e espalhou o fato com notoriedade, repercutindo negativamente em toda a comunidade escolar. Agora, o objetivo é garantir que a segurança seja mantida, pois, esse é um direito dos alunos, professores e da comunidade em geral”, reforçou Eurico.

Ao rechaçar o falatório que, de fato, deixou professores com pânico devido a atos isolados de um indivíduo maior, já preso pela Polícia Civil e identificado como o autor das arruaças nas imediações da escola, Eurico Ribeiro afirmou que a situação real é muito diferente da que foi descrita por algumas pessoas. “As informações não retratam a realidade, e aquilo que foi dito por alguns membros da comunidade serviu apenas para insuflar ainda mais o problema”, afirmou o secretário de Educação.

O diretor da escola, professor Jusemar Batista (Mazinho), também falou na reunião, e suas palavras foram avalizadas pelo diretor adjunto Fredson Júlio de Oliveira. Na sequência, o Comandante da PM, Tenente Rafael Ferreira Cavalcante usou da palavra e afirmou que a escola é local pra quem quer realmente estudar, ter um convívio social de respeito e consideração, e não um espaço para quem quer promover a desordem.

O Comandante anunciou as medidas que já foram tomadas em relação às reclamações de insegurança, observando que a ordem já foi restabelecida. “Porém, nós, da Polícia Militar vamos continuar atuando energicamente para impedir que atos de vandalismo façam parte do convívio escolar. Também vamos coibir qualquer ato que ameace a integridade física dos professores e alunos”, sustentou o Tenente Ferreira.

Ao chamar a atenção da comunidade escolar, o Comandante foi enfático em suas declarações e pediu seriedade de todos ao falarem da questão da Segurança Pública. “Podem retornar às salas de aula com tranquilidade, pois, identificamos os alunos indisciplinados, e o indivíduo que estava aterrorizando nas cercanias da escola já foi preso pela Polícia Civil. Vamos reprimir qualquer ameaça e a presença de pessoas e visitas indesejadas no interior da escola, bem como nas proximidades do colégio. Faremos isso através de rondas e até com a presença de policiais à paisana”, afirmou o Comandante.