Está repercutindo positivamente o Fórum de Desenvolvimento Regional da Região Sudeste, realizado em Itaquiraí no último dia 29-06. O evento, na Sala de reuniões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, foi coordenado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna.

A pauta da reunião é um dos temas prioritários das administrações municipais, onde todos centraram as discussões na efetivação de ações visando a atração de investimentos e, sobretudo, a geração de emprego. Para isso, questões sobre incentivos fiscais, realidade local e vocações econômicas naturais pontuaram o fórum.

Participaram do encontro, o prefeito Ricardo Fávaro Neto, o vice-prefeito Geovane Severo – Mano (PDT), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itaquiraí, Anderson Francisco da Silva, que recepcionaram o prefeito de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Benedito, e os secretários municipais e representantes dos municípios: Nova Andradina – Hernandes Ortiz; Eldorado - Auro Afonso Trento, Luziano da Silva Filho e José; Sete Quedas - Massao Hara e Paulo Yadomi; Naviraí - Fernando Kamitani, Mayara Silva e a gerente regional do Sebrae Neire Colan; Japorã - Walter José da Silva; Novo Horizonte do Sul - Ezequiel dos Santos e Margarida Mateus da Silva; Iguatemi - Delsio Adilso; o vereador de Itaquiraí Antônio Zuza, um representante de Mundo Novo, e o industrial Odair Berto, de Indaiatuba - São Paulo.

O Fórum, de acordo com o representante da Semagro, é o governo do Estado abrindo um canal de diálogo com as secretarias de Desenvolvimento dos municípios para fomentar a diversificação e crescimento da economia por meio da atração de investimentos, criação de novos postos de trabalho e promoção do desenvolvimento sustentável dos municípios sul-mato-grossenses.

“Trata-se de uma Rede de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul. Essa rede será fundamental para estreitar as relações com os municípios e colocar à disposição dos gestores o know how da equipe técnica da secretaria, que vai auxiliar a identificar as potencialidades, oportunidades e gargalos existentes em cada localidade”, explicou Ricardo Senna.

Para o prefeito Ricardo Fávaro, a união regional poderá possibilitar um processo mais eficiente para a atração de investimentos e geração de emprego e renda. “Por isso, acreditamos que a discussão do desenvolvimento sustentável, entre os municípios de cada região, é uma saída interessante, principalmente, porque há interesse do Estado em apoiar a formação desta rede de cooperação”, analisa o prefeito de Itaquiraí.