O pipoqueiro mais famoso do Brasil, Valdir Novaki, de Curitiba (PR), fez palestra para mais de 150 pessoas, no Plenário da Câmara de Itaquiraí “Vereador José Pasquini Fernandes”. Através de sua história, comprovou que é possível se tornar um empreendedor de sucesso, inovando desde a abertura do negócio até o atendimento final, para que haja a satisfação absoluta do consumidor.

[caption id=attachment_8209 align=alignnone width=929] Pipoqueiro mais famoso do Brasil, Valdir Novaki dá palestra de motivação e empreendedorismo em Itaquiraí. Fotos: Roney Minella[/caption]

O palestrante esteve em Itaquiraí na noite desta terça-feira (10-11), patrocinado pelo Sebrae, Faems, Associação Comercial e Industrial de Itaquiraí (ACIITA), Prefeitura Municipal de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Câmara de Vereadores.

O presidente da Aciita, Paulo Gomes Meira, abriu o evento e antes de convocar o palestrante observou que além de ouvir, é necessário sair da “zona de conforto” e colocar em prática as lições, que servem de exemplo para a vida, para o desempenho das funções e, sobretudo, para o bom funcionamento das empresas.

[caption id=attachment_8210 align=alignnone width=1024] Paulo Meira, presidente da Aciita abre palestra de Valdir Pipoqueiro, realizada pelo Sebrae, Faems, Aciita e Prefeitura de Itaquiraí[/caption]

No palco, o pipoqueiro Valdir delineou toda sua trajetória. Oriundo da roça, mudou-se para a cidade grande e em 1989 foi trabalhar de empregado numa banca de jornais. Depois, trabalhou três anos como lavador de carros, mas, tinha o desejo de abrir seu próprio negócio. Em 24 de agosto de 1992 solicitou na Prefeitura de Curitiba, alvará para vender pipoca no centro da cidade. Aguardou durante 14 anos e, em 2006, finalmente saiu a licença tão aguardada.

Foi a partir daí que Valdir extremamente disposto, decidiu “fazer a diferença” e não ser apenas mais um pipoqueiro dos 70 que dividem 13 quilômetros da região central de Curitiba. Investiu todos os R$ 2.600,00 que tinha recebido de direitos trabalhistas, na compra de um carrinho de pipoca e de insumos (pipoca, óleo de milho, sal, gás de cozinha e materiais higiênicos), para iniciar definitivamente o negócio de seus sonhos.

[caption id=attachment_8211 align=alignnone width=1024] Valdir Pipoqueiro dá aula de como fazer a diferença no ramos dos negócios[/caption]

O palestrante relatou que pesquisou, o que lhe motivou a mudar todo o conceito sobre venda de pipocas. “Adotei: a Higiene (leva de 1 a 1 hora e meia higienizando e desinfetando o carrinho de pipoca); a Qualidade dos Insumos (pipoca exclusivamente da Argentina, e óleo de milho não transgênico, pois, preocupa-se com a saúde dos fregueses); e Atendimento de Qualidade, onde o freguês sempre é muito bem recebido, com um sorriso no rosto e recebe atenção especial, inclusive, recebe álcool para, antes de comer a pipoca higienizar as mãos, e lenço de papel para após o consumo. Por último, uma bala doce de menta, que dá o toque final ao paladar de cada freguês.

As atitudes diferenciadas renderam ao pipoqueiro Valdir, o crescente aumento de vendas e, dentro das normais municipais, envolveu os familiares para dar o atendimento especial. Aquele que manuseia os alimentos não atende diretamente os fregueses. Quem mantém o contato e entrega a pipoca, não recebe nem mexe com dinheiro. Além disso, mantém três sabores de pipocas, o tradicional, com bacon e a pipoca doce.

O palestrante mostrou o quanto é importante ter o absoluto controle das contas. “Isso é administração, e aliamos tudo isso ao marketing, que fazemos de diferentes formas para chamar a atenção de novos clientes objetivando torná-los fregueses. Foi assim que apresentamos dezena de doze, onde o freguês paga dez pipocas e leva doze pacotes de pipoca. Enfim, buscamos a fidelização do consumidor”, disse Valdir.

[caption id=attachment_8212 align=alignnone width=1024] Janaina Ferri, Paulo Meira (diretores da Aciita), representante do Sebrae, Região Sudeste Vanessa Reis (ao centro), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson, e o advogado Thales Tomazelli[/caption]

Ao encerrar a palestra que prendeu a atenção de toda a plateia, Valdir enfatizou que é preciso inovar sempre, por isso mesmo, adotou um jaleco para cada dia da semana, assim, na segunda-feira usa o jaleco com a inscrição 2ª feira, na terca-feira o jaleco tem a inscrição 3ª feira. Assim, sucessivamente, todos os fregueses têm a certeza de que ele e sua equipe não utilizam o mesmo uniforme todos os dias, significando outra atitude em torno da higiene.

“Além da higiene, qualidade dos insumos, atendimento de qualidade, sempre com sorriso no rosto, é preciso ter foco”, orientou Valdir Pipoqueiro que já está com o projeto pronto do primeiro carrinho de pipoca ecológico do Brasil, que terá energia solar, TV a cabo, wifi e outras novidades que ele ainda mantém em segredo. “É preciso ter foco no foco”, ensinou o palestrante que possui site oficial, pagina no Facebook, vídeos no Youtube e já foi convidado pelas principais instituições financeiras do Brasil e pelas maiores empresas privadas e públicas do país, para proferir suas palestras de motivação e incentivo. Aliás, atualmente, Valdir Novaki é referência de empreendedorismo, por isso, tem sido um dos mais solicitados palestrantes do Sebrae.

“Para nós, da administração municipal, é uma satisfação enorme ter apoiado, recebido e participado desta palestra realmente fantástica. Quem não veio, perdeu uma grande chance de aprender a empreender. Não é à toa que o Valdir já participou até do Fantástico da Rede Globo de Televisão. Com certeza, sua história serve de exemplo para ser seguido”, afirmaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Francisco da Silva e a técnica do Sebrae, Regional Sudeste, Vanessa Reis.

[caption id=attachment_8213 align=alignnone width=1024] Valdir Pipoqueiro durante entrevista ao repórter Evaldo Sergio, conta história de sucesso que é referência nacional[/caption]