Um grupo de mulheres do Assentamento Santo Antônio (P.A. Caburay III) e artesãs da cidade representaram Itaquiraí na 13ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos, e  6º Seminário sobre Uso e Conservação do Cerrado do Sul de Mato Grosso do Sul, realizado de 14 a 16 de julho, no município de Juti.

A participação das mulheres itaquiraienses foi garantida pela Prefeitura de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e com total aval do prefeito Ricardo Fávaro Neto. “Também estabelecemos parceria com a Agraer local através do técnico Juvenal Marques de Brito e com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, para a participação no evento”, informa o secretário de Desenvolvimento, Anderson Zuza.

A feira tem por objetivo a troca de sementes crioulas, o debate sobre a preservação do Cerrado e os impactos dos agrotóxicos em Mato Grosso do Sul. Neste ano, a feira comemora seus 13 anos e promove entre comunidades tradicionais a discussão acerca das práticas de uso sustentável dos recursos naturais, além de propiciar e estimular a troca de saberes e experiências por meio de oficinas e outras atividades.

A feira e o seminário são realizados pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Prefeitura Municipal de Juti, Embrapa Agropecuária Oeste, Instituto Cerrado Guarani e Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Secretaria de Estado d Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), Agraer, Banco de Sementes Crioulas Irmã Lucinda Moretti, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Câmara Municipal de Juti, PROEX, Cooperfamiliar de Juti e Amambai, RealH Nutrição e Saúde Animal, Naturaecon, UFMS, Faculdade Anhanguera de Dourados, Funai, Cresol MS, Fiocruz, Irmãs de São José Chambery, AADS, SINTRAF/Juti, FUNAI, Sindicato Rural de Juti, Frigorífico Juti e Rádio Criativa Fm Comunitária de Juti.

“Levamos para a feira, sementes crioulas, aquelas conservadas e manejadas pelos nossos agricultores familiares, já adaptadas às formas de manejo dentro da realidade dos assentamentos. Também levamos produtos artesanais para a exposição”, disse o secretário de Desenvolvimento, ao destacar o sucesso da participação das representantes de Itaquiraí.