[caption id=attachment_14983 align=alignnone width=1207] Equipes da Coordenadoria da Mulher, do Creas, e instrutor do Senar. União garantiu mais um curso profissionalizante em Itaquiraí.[/caption]

Mais dez alunos participaram do Curso de Informática Básica oferecido pela Prefeitura de Itaquiraí, através da CCPM - Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher e equipe do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Para garantir a realização do curso a Coordenadoria estabeleceu parcerias com o Sindicato Rural Patronal de Naviraí e com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O curso foi iniciado dia 17 e teve encerramento na última sexta-feira (20-10), com carga horária de 32 horas. O instrutor do curso, Nery Areco, apresentou detalhadamente sobre o aproveitamento do computador, suas funções e principais programas para tarefas de produção ou pesquisas.

De acordo com o conteúdo programático, os alunos tiveram acesso a conceitos: de informática, princípios e função do computador - processamento de dados: hardware, software e peopleware. - desktop e notebook - componentes físicos: monitor, teclado, mouse, gabinete, impressora, scanner. - conceito de sistema operacional: Linux, Mac os e Windows. Trabalhando com Windows: área de trabalho, utilizando o mouse e teclado, abrindo um aplicativo e janela do windows.

Gerenciamento de pastas e arquivos - Microsoft Office: conceito e definição - Microsoft word: digitar e selecionar textos, formatar textos e salvar documentos. - Microsoft Excel: conceito, elaborar planilhas, inserir formulas, funções e gráficos, formatação e salvamento. - Microsoft Power Point: conceito, criar e formatar uma apresentação. O uso da internet: definição, navegadores, tipos de conexão e segurança, acesso ao site. - Windows 10 - office 2013, também foram apresentados pelo instrutor Nery.

Este é mais um curso oferecido pela Município, numa ação da Coordenadoria da Mulher, nas parcerias com o Senar e Sindicato Patronal de Naviraí, com incondicional apoio do prefeito Ricardo Fávaro – informa a coordenadora de política públicas para mulher, Lucy Zampiva. “Mais uma vez, estamos atuando no combate à exclusão digital, dando oportunidade para que adolescentes e adultos obtenham este importante conhecimento”, destaca Lucy.

A importância do curso de informática está relacionada principalmente com a necessidade que o mercado de trabalho tem de pessoas que saibam como manusear um computador e suas funções. O fato é que muita gente sabe como manusear um computador, já que segundo o Ibope, existem 96,2 milhões de pessoas com acesso à rede mundial de computadores no Brasil e, por existir tanta gente assim é que o mercado está carente de profissionais que saibam mais que os demais. “Saber mais, nunca é demais, e vai ajudar estas pessoas na hora de buscar um emprego ou mesmo para as pesquisas escolares”, analisa o instrutor Nery Areco.