A Secretaria Municipal de Agricultura reuniu-se hoje (20), com produtores, agricultores familiares e piscicultores de Itaquiraí, para apresentar a empresa Dellmare Pescados. Durante a reunião, na Sala do Empreendedor, a veterinária e representante da empresa, Suelen Cassimiro Peixoto, confirmou a disposição da Dellmare em estabelecer parcerias, onde os piscicultores entrariam com o peixe criado em cativeiro e, a indústria, em adquirir e comercializar toda a produção.

[caption id=attachment_4246 align=alignnone width=1024] Suelen Cassimiro, Vanderson Lopes (Secretaria de Agricultura) em reunião com piscicultores e produtores de Itaquiraí (Fotos Edson Freitas)[/caption]

Na ocasião, um técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Juarez Souza Silva, também participou do evento, e orientou aos produtores interessados explicando quais os primeiros procedimentos visando o ingresso na piscicultura. Ele destacou as medidas para legalização da atividade, visando o atendimento das exigências ambientais. O técnico deixou a Agraer à disposição para auxiliar os antigos e futuros piscicultores, como forma de apoiar a expansão da criação de peixes em cativeiro.

Suelen Peixoto enfatizou o interesse da Dellmare Pescados em apoiar exclusivamente a produção de tilápias. Ela ainda salientou detalhes da parceria, relatando que o frigorífico, com filial em Mundo Novo, vai entrar em operação nos próximos dias. Por isso, o interesse em fomentar a produção de tilápias no município de Itaquiraí, onde existe um grande número de agricultores familiares que poderão ingressar na piscicultura como forma de potencializar a produção em suas propriedades. “Mercado nós temos de sobra, e a meta inicial é abatermos 20 toneladas por dia de tilápia”, anunciou a veterinária.

O secretário municipal de Agricultura, Daniel Mamédio, pontuou em entrevista que ao Município cabe incentivar a diversificação da produção. “Vemos na piscicultura um grande filão que poderá facilmente ajudar a impulsionar a economia nas pequenas propriedades rurais. Foi com esta visão que estamos apresentando aos produtores esta opção de produção, e que poderá, através de uma parceria integrada com os demais órgãos voltados ao desenvolvimento agrário e, principalmente, interesse dos produtores, aumentar muito mais a produção de peixe que já existe em Itaquiraí”, analisa Daniel.

Durante o decorrer da reunião, e em visitas feitas a campo, os produtores interessados receberam mais orientações e foram incentivados a ingressar na piscicultura. Novas reuniões ainda serão realizadas para efetivar as parcerias e iniciar a elaboração de projetos, tantos para os produtores que já estão na atividade, como para os futuros psicultores.