[caption id=attachment_13737 align=alignnone width=2992] Equipes da Assistência Social, secretária Virgínia Cardoso, e parceiros ao deflagrarem a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil. Foto: Guiomar Biondo[/caption]

A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, representado pela Secretária Municipal Virgínia do Carmo Messias Cardoso realizou ontem (13-06), o lançamento da Campanha Contra o Trabalho Infantil. A tarefa conta com a participação dos parceiros (CRAS, CREAS, SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social,  Escola Agrícola, Conselho Tutelar, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar).

A Campanha – explica Virgínia Cardoso - tem como objetivo mobilizar a sociedade com relação a necessidade de combater o Trabalho Infantil. Entende-se que o Trabalho Infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas, também se constituem crime, com pena de prisão ou multas altíssimas.

[caption id=attachment_13735 align=alignnone width=2992] Secretária de Assistência Social, Virginia Cardoso, adesiva veículo com lema da campanha de combate ao trabalho infantil, em blitz na Avenida 13 de Maio. Foto: Guiomar Biondo[/caption]

A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidospaíses emergentes, como no caso do Brasil, onde, nas regiões mais pobres, este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes, isto ocorre devido à necessidade de se ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são de pessoas pobres que possuem muitos filhos.

A secretária de Assistência Social destaca a necessidade de se partilhar responsabilidades com os demais órgãos públicos e privados. “Devemos mobilizar toda a sociedade mediante tal situação, deste modo, conseguiremos garantir os direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes. Neste contexto, temos o aval do Executivo Municipal, do prefeito Ricardo e de toda a Administração Nosso Rumo é para Frente, para que o combate ao trabalho infantil tenha sucesso em mais esta campanha, e em Itaquiraí tenhamos nossas crianças nas escolas e sendo assistidas pelos projetos sociais”, aponta Virginia Cardoso.

[caption id=attachment_13736 align=alignnone width=2992] Blitz da Assistência Social reforça campanha contra o trabalho infantil, em Itaquiraí. Foto: Guiomar Biondo[/caption]