[caption id=attachment_14169 align=alignnone width=919] Vice-prefeito Mano, diretor da Coophaf Cido Falconery, Gerente da Caixa Walbert Medeiros, e Fábio Stradiotti, acompanham mutuários assinando contratos de moradia. Foto Guiomar Biondo[/caption]

-Ato contou com a participação da CEF, Coophaf,representante do Governo do Estado,  Departamento de Habitação da Assistência Social de Itaquiraí, vice-prefeito e Vereadores-

Vinte e quatro famílias assinaram na tarde de ontem (19.07), os contratos do novo Conjunto Habitacional Jardim dos Ipês, que será construído em Itaquiraí, nos altos da rua Santo Caobiando (fundos do Fórum), região oeste da cidade. O novo residencial é mais um projeto da “Administração Nosso Rumo é para Frente” em parcerias com o Governo do Estado, através da Agehab (Agência de Habitação Popular de MS), CEF (Caixa Econômica Federal), e Coophaf (Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar).

As famílias contempladas no novo programa social de habitação participaram de reunião na Prefeitura e ouviram as orientações do Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Walbert Araújo Medeiros e do diretor da Coophaf, Aparecido Falconery. O representante do Governo do Estado, Cilimar José Cazelli, falou da disposição do governador Reinaldo Azambuja em investir no setor da habitação e o atendimento da reivindicação do prefeito Ricardo, para a implantação de mais este projeto de moradia.

[caption id=attachment_14170 align=alignnone width=1024] Mano Severo destaca cumprimento de cumprimento de compromisso do prefeito Ricardo Fávaro, com o setor da habitação. Foto Guiomar Biondo[/caption]

Representando o prefeito Ricardo Fávaro, o vice-prefeito Geovane Severo, destacou o compromisso do prefeito em combater o déficit habitacional. “Serão 50 novas casas populares, resultado do cumprimento de compromisso com as famílias que sonham com a casa própria”, observou Mano. O presidente do Legislativo, Edilson Luiz Pereira, prestigiou a reunião e as assinaturas dos contratos. “Nós da Câmara de Vereadores apoiamos totalmente mais esta iniciativa, aprovando projeto da Prefeitura, que garantiu a doação da área para mais este residencial”, pontuou o presidente que falou em nome dos demais vereadores presentes, Joel José Cardoso, Antônio Zuza, Carlos Prado – Careca, Jefferson Lopes - Jeffinho e Cícero do Táxi, que parabenizaram as famílias contempladas.

Em entrevista, o secretário de Gabinete, Francisco Eurico Ribeiro, disse que para garantir a implantação do Residencial Jardim dos Ipês, o prefeito Ricardo realizou a doação de uma área nobre que permite a construção de 50 casas. “Só esta área representa um investimento de mais de um milhão de reias dos cofres municipais”, observou Eurico. “Assim, o prefeito Ricardo está dando continuidade no processo de implantação de mais uma ação social no setor da Habitação, tendo o Município como principal agente da ação”, acrescentou ele.

[caption id=attachment_14171 align=alignnone width=1024] Presidente da Câmara, Edilson Pereira, destaca apoio dos vereadores na aprovação de projeto de doação de área para mais moradias. Foto: Guiomar Biondo[/caption]

Acompanhados pela secretária municipal de Assistência Social, Virginia Cardoso, e também pela representante do Sintraf de Itaquiraí (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), Irene Morais, os 24 futuros moradores foram convocados, um a um, para a assinatura de seus contratos de financiamento, vencendo mais uma etapa do Programa Carta de Crédito Associativa FGTS. Assim, a Prefeitura entrou com a doação dos terrenos, a Coophaf com entidade organizadora, a CEF como credora fiduciária, e a Construtora Planalto Ltda, de Campo Grande, como empreiteira responsável pelas construções.

CONTEMPLADOS

Foram contemplados nesta primeira etapa do projeto: Aiara dos Santos Silva, Alessandra Rosa Severo, Ângela Maria da Luz Camargo, Marildes Zortea Pereira, Sandra Fernandes da Silva, Roseli Gama da Silva Souza, Gilson Alves, Terezinha Martins, Micheli Ribeiro de Souza, Cleise Maria Fantin, Judite Fátima dos Santos, Josiane Fernandes, Rosiana Aparecida Barreto da Silva, Dalva Freire dos Santos, Adriana da Silva, Marina Ivete Lunkes, Cláudia Aparecida Dias dos Santos, Edna Alves Martins, Leidilaine Ferrari, Adriane Madureira Tavares, Deiziane Silva de Souza, Kairo Madureira Tavares, Tamiris Cardim Julio e Rosângela Caitano Matos.

[caption id=attachment_14172 align=alignnone width=1024] Representante institucional do Governo do Estado, Cazelli, fala da disposição do Governador Reinaldo Azambuja em investir no setor da Habitação. Foto: Guiomar Biondo[/caption]

“Todas estas pessoas fizeram seus cadastros em 2015, no Departamento Municipal de Habitação da Secretaria de Assistência Social, onde registramos 180 inscrições. Posteriormente, reafirmaram suas informações em novo recadastramento”, informa o Diretor de Habitação de Itaquiraí, Vanderval José Carminati. “Acompanhamos cada cadastramento e fizemos os levantamentos sociais necessários. Todos que tiveram os nomes que se enquadraram nas exigências do projeto, nós enviamos para a Agehab, que, por sua vez, fez a seleção e remeteu para a Caixa Econômica. Nesta primeira fase, a avaliação da CEF contemplou 24 mutuários”, explica o Assistente Social do Departamento Municipal de Habitação, Marcos Alves Martins.

“Temos a informação de que após 40 por cento das obras concluídas desta primeira etapa, as outras 26 pessoas serão convocadas para assinarem seus contratos”, acrescentou Vanderval. Agora, o prefeito Ricardo Fávaro assinará todos os contratos e remeterá à Caixa Econômica, confirmando seu aval ao novo projeto habitacional de Itaquiraí.

[caption id=attachment_14173 align=alignnone width=1024] Gerente da Caixa, Walbert Medeiros, discursa e cita a função social do banco no setor da habitação.[/caption]

Fotos: Guiomar Biondo