O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na quarta-feira (20 de maio) a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no Centro Conviver Márcio Delai e teve como tema geral “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Antes, no último dia 24 de abril, ocorreu no município de Itaquiraí as Conferências Livres, que foram realizadas em dois momentos. No primeiro momento, no período matutino estiveram presentes os segmentos (governamental e não governamental), e no período vespertino, foi realizado com os jovens do município, com objetivo de construir propostas embasadas na realidade local dos nossos jovens e que possam contribuir numa melhor qualidade de vida para os mesmos.

A sequência desse trabalho ocorreu com a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e teve como objetivo aprovar as propostas e garantir participantes do nosso município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorrerá em Campo Grande/MS.

Os segmentos governamentais que compõem o CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social) foram representados pelos seus secretários, que compuseram a mesa e ressaltaram a importância de trabalhar de forma articulada.

A Polícia Militar esteve presente no evento com a participação do Sargento De Paula, assim como os representantes da Secretaria de Educação com os Coordenadores Pedagógicos, Escolas Municipais, Escola Particular Ativa Maxi, Centros de Educação Infantil, Escola Agrícola, Conselho Tutelar, os Servidores da Assistência Social, Departamento de Cultura, Profissional da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e os acadêmicos do Curso de Pedagogia e Serviço Social da Faculdade Anhanguera.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Fávaro, destaca que o evento tem suma importância na construção de propostas que retratam a necessidade dos jovens do município, “e ter os segmentos governamentais e não governamentais trabalhando juntos é fundamental para contribuir com as políticas públicas do município”, observa a secretária.