[caption id=attachment_14358 align=alignnone width=960] Profissionais de salões de beleza de Itaquiraí participaram de reunião com a Visa, curso com o Senac, e orientações da Secretaria de Desenvolvimento.[/caption]

O Departamento de Vigilância Sanitária (Visa), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí, promoveu reunião com profissionais que atuam nos salões de beleza da cidade, ou desenvolvem atividades similares. A regularização das atividades de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem, sobretudo, orientação aos profissionais foram o objetivo dos encontros.

O evento contou com a efetiva participação do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, e parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, sendo realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, sendo dividido em duas partes para facilitar o cumprimento da agenda.

[caption id=attachment_14359 align=alignnone width=960] Gilmar Val Perim, apresenta incentivos através do Banco do Povo para os profissionais que regularizarem suas atividades através do MEI.[/caption]

“Apresentamos orientações e exigências de interesse à saúde, as necessidades de adequação e do cadastramento junto ao órgão competente para a respectiva solicitação de alvará sanitário. Neste contexto, entregamos um Guia de Orientações e um frasco de hipoclorito de sódio a cada participante da reunião”, informa a coordenadora da Visa, Jaqueline dos Santos Sousa.

O Coordenador de Controle de Vetores, Marcos Aurélio Serena Domingos, e os enfermeiros Silvia Andrade dos Santos e Carlos Alberto Müller, palestraram visando à diminuição de doenças infectocontagiosas entre profissionais e clientes. Silvio fez exposições sobre, a biossegurança, o cuidado e limpeza de materiais, a importância do uso de materiais descartáveis, e a higienização das mãos. Carlos Müller, coordenador dos programas IST/AIDS e Hepatite, abordou a importância dos cuidados para evitar riscos de contaminação, assim, apresentou a forma correta dos procedimentos e o uso de EPIs como fundamentais para o atendimento seguro. “Orientamos que a população procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar exames rápidos de hepatite e HIV, a partir do próximo mês de setembro”, acrescentou Müller.

[caption id=attachment_14360 align=alignnone width=540] Enfermeira Silvia Andrade abordou sobre a biossegurança e higiene pessoal durante atendimentos aos clientes de salões de beleza.[/caption]

Outra importantíssima palestra foi apresentada pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Wagner Carminatti e Gilmar Val Perim. Eles pontuaram sobre os benefícios do Banco Cidadão e a importância da abertura do MEI (Micro Empreendedor Individual), orientando sobre os procedimentos para a abertura deste tipo de firma.

Sob a responsabilidade do Senac, as facilitadoras Priscila e Najula, de Naviraí, apresentaram o curso Auto Maquiagem, que através de uma oficina deram dicas de automaquiagem, visando o bem estar, a aparência compatível com a profissão e, principalmente, confirmar a autoconfiança durante o atendimento ao público.

“Todas as palestras apresentadas tiveram o objetivo de orientar os profissionais de ambos os sexos que atuam nas diversas especialidades de beleza humana, a regularizarem seus estabelecimentos, sobretudo, visando cumprir as novas regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, ao mesmo tempo, adotar procedimentos obrigatórios de higiene pessoal e de esterilização de materiais. Tudo isso para proporcionar segurança aos clientes e garantir a prestação de serviços de qualidade por parte dos profissionais. Ao final, constatamos um excelente aproveitamento das atividades, permitindo afirmar que o evento em sua integralidade foi um sucesso”, analisa Jaqueline Sousa ao avaliar o resultado do trabalho desenvolvido no último dia do mês de julho.