Vigilância Sanitária fará vacinação de cães e gatos de 21 a 25 de agosto, em regiões do Indaiá e Sul Bonito

16.08.2017
Cb image default

[caption id=attachment_14404 align=alignnone width=1240] Prefeitura de Itaquiraí volta a imunizar cães e gatos contra a raiva. Campanha será nos assentamentos Indaiá e Sul Bonito.[/caption]

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí, através do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa) estará desenvolvendo a campanha antirrábica a partir da semana que vem. A vacinação contra a raiva será aplicada em cães e gatos com três meses de idade acima.

Na próxima segunda-feira (21), a equipe da Visa estará atendendo no Assentamento Indaiá, das 8 às 13 horas, no Posto de Saúde “João Batista Gallina”, região do Geraldinho, e no antigo Posto de Saúde da Barranca. Na quarta-feira (23), os pontos de imunização estarão instalados no Posto de Saúde Sul Bonito e na Comunidade São Luiz, das 8 às 13 horas.

“Vamos encerrar esta primeira fase da campanha antirrábica na sexta-feira, dia 25, atendendo no setor da Represa, na Comunidade São Pedro e São Paulo. Pedimos que os donos dos animais de estimação levem a carteirinha de seus pets”, orienta a coordenadora da Vigilância Sanitária de Itaquiraí, Jaqueline dos Santos Sousa.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção. “Por isso, a importância da vacinação dos pets, visando a evitar e combater a raiva. Desta forma, os donos estarão comprovando que realmente gostam de seus animais de estimação”, observou o secretário de Saúde, Marcelo Batista Rosa.