Roney Minella) - Funcionários da Prefeitura de Itaquiraí que atuam na Secretaria Municipal de Saúde e estão trabalhando junto à Caravana de Saúde em Campo Grande, têm atraído a atenção dos pacientes pelo empenho e carinho empregado nos atendimentos.

Tudo começa através do Agendamento, que é feito pelo setor de Regulação de Vagas, coordenado pela diretora Neire Meire Marcolino. Outro setor imprescindível para os atendimentos, é a Controladoria, sob a direção do diretor Sergio Aparecido Pupo.

O diferencial no atendimento inicia sempre por volta das 11 e meia da noite, horário em que os pacientes chegam à sede da Secretaria de Saúde para o embarque, onde a recepção do Guarda Zezinho já é de total alegria. No local, a equipe responsável pela viagem já está fazendo o café e preparando um lanche que é imediatamente servido a todos. Após as orientações e conferências, a saída para a Capital é a meia noite.

Na noite desta quarta-feira (03), o motorista escalado para Van da Saúde foi Cláudio Sommer. Como técnica de enfermagem Maurisete Espíndola, e assistente em saúde Erocides Bueno dos Santos, a Erô. Na ação do último domingo, em Campo Grande, além do motorista Cláudio fizeram parte da equipe a enfermeira Ana Lúcia Barros e a assistente Erô.

Dispensamos total respeito aos pacientes. Procuramos fazer o atendimento mais humanizado possível, confirma Erô Bueno que têm recebido em todas as viagens, manifestação de carinho e apreço dos pacientes itaquiraienses.

As enfermeiras e técnicas de enfermagem também têm recebido agradecimentos diários pelo trabalho realizado. A enfermeira Ana Barros comenta que cumprimos nossa função de atender bem e com respeito. Aliás, essa é nossa obrigação como funcionárias do povo.

Contudo, pacientes confirmam que ficam impressionados e nunca viram um trabalho feito com tanta paciência e apoio aos pacientes que estão sendo atendidos no programa Caravana da Saúde que está acontecendo na estrutura montada no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Rosa Pedrossian.

Eu me coloco no lugar dos pacientes. Mas, sempre trato as pessoas assim mesmo. É o meu natural. Pode ser criança, jovem, adulto ou idoso. Atendo a todos com o mesmo amor, confessa Erô que tem recebido até presentes dos pacientes e dos familiares deles em forma de agradecimento pela sua atuação.

Os pacientes não se cansam de relatar que até para entrarem nas carretas do mutirão oftalmológico eles têm recebido apoio das colaboradoras da Secretaria de Saúde. Elas são nossos olhos. Pegam na mão da gente, ajudam a subir, descer. Tudo para ajudar a gente a voltar a enxergar. Isso não tem preço, afirma agradecido Antônio Tenório, de 81 anos.

Na manhã de hoje (04), mesmo com intenso frio e chuva, a equipe municipal de Itaquiraí aferiu a pressão arterial e garantiu que os pacientes ficassem calmos e tivessem os atendimentos dentro da maior normalidade, visando as cirurgias de catarata no segundo olho (já haviam feito a cirurgia em um olho) e revisão de cirurgias.

Esse trabalho diferenciado é a primeira exigência que fazemos e nossa equipe designada para a Caravana de Saúde tem conseguido colocar em prática o atendimento humanizado, afirma o Secretário de Saúde Marcelo Batista Rosa.