A Prefeitura de Itaquiraí através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a Campanha de Coleta de Preventivo, para prevenção ao câncer de colo de útero e de mama. Os atendimentos foram realizados pelo ESF Santa Rosa, no assentamento Santa Rosa, no último dia 21 de outubro, como parte das ações do “Outubro Rosa” que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

[caption id=attachment_8158 align=alignnone width=1024] Secretário de Saúde Luiz Carlos de Souza fala para as mulheres da importância de fazerem a mamografia e preventivo. Foto: Edson Freitas[/caption]

Participaram da campanha o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos de Souza, a coordenadora do ESF Santa Rosa Gislania Alexandra Lescano, as enfermeiras do NASF Silvia de Andrade dos Santos e do ESF Indaiá Andreia Thomé Navarro e toda equipe do ESF Santa Rosa. Além das coletas de material para análises visando à prevenção de câncer de colo do útero, foram feitos exames físicos da mama voltados à prevenção do câncer de mama.

Outro destaque do Dia “D” foi a palestra sobre câncer de mama e colo de útero proferido pela enfermeira Gislania Lescano. Para completar o trabalho, as agentes de saúde promoveram sorteios de brindes e entregas de lembrancinhas, distribuição de hidratantes corporais, como incentivo às mulheres que estão entendendo a importância dos exames e atenderam ao chamamento da Saúde Municipal. Antes da abertura dos atendimentos foi oferecido delicioso café da manhã, com frutas, e lanche especialmente preparados pela equipe do ESF Santa Rosa.

[caption id=attachment_8159 align=alignnone width=1024] Coordenadora do ESF Santa Rosa, Gislania Lescano, entrega brinde a senhora participante da campanha de combate ao câncer.[/caption]

O secretário municipal de Saúde confirmou que foram coletados exames preventivos do colo do útero, o papanicolau, e agendados pedidos de mamografia. “A mamografia e o exame preventivo do colo do útero são exames de extrema importância e devem ser realizados anualmente pelas mulheres. Quando o câncer de mama ou do colo uterino é diagnosticado precocemente, se tratados adequadamente, têm grandes chances de cura”, informa Luiz Carlos de Souza.

“Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve fazer o exame preventivo periódico do colo uterino, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Já a mamografia é indicada para mulheres com histórico familiar da doença, podendo fazer a mamografia anual, mulheres acima de 35 anos, ou de acordo com solicitação médica”, orienta a coordenadora do ESF Gislania Lescano.

[caption id=attachment_8160 align=alignnone width=1024] Brindes foram sorteados no dia D de prevenção ao câncer de mama e colo de útero no ESF Santa Rosa[/caption]

[caption id=attachment_8161 align=alignnone width=1024] Café da manhã foi servido na abertura o dia D de combate ao câncer de mama e colo do útero, no Assentamento Santa Rosa[/caption]

[caption id=attachment_8162 align=alignnone width=1024] Secretário de Saúde Luiz Carlos de Souza entrega lembrancinha a mulher do dia D de combate ao câncer[/caption]