Em clima de SMAM (Semana Mundial de Aleitamento Materno) e, por conseguinte, do “Agosto Dourado”, a Prefeitura de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Saúde e da coordenação dos programas de incentivo à amamentação realizou uma palestra às mães, em evento realizado na tarde de quinta-feira (20), no Salão Paroquial.

[caption id=attachment_7685 align=alignnone width=1024] Mães atendidas por programas de Saúde de Itaquiraí participam de palestra de incentivo ao aleitamento materno. Ao fundo, Luiz Carlos, Daniel, Beth e Agentes de Saúde de Itaquiraí. Foto: Roney Minella[/caption]

O vice-prefeito Daniel Mamédio do Nascimento, o secretário de Saúde Luiz Carlos de Souza, a coordenadora do programa “Rede Cegonha”, Elizabeth Kono do Prado, e agentes de Saúde do Município estiveram à frente da comemoração do ‘Agosto Dourado’, que contou com as presenças de gestantes, mães com bebês de colo e mulheres interessadas no tema ‘aleitamento materno’.

Elizabeth Prado disse que o mês de agosto é conhecido como Mês Dourado, pois é o mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, recebe o nome de dourado, pela cor estar relacionada ao padrão ouro de qualidade. Há vinte anos entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações no mundo todo em prol da Amamentação. “Em Itaquiraí, realizamos ações durante o ano todo, com atendimentos nas sextas-feiras, no recinto do Laboratório. Atendemos anualmente, mais de 300 gestantes e, prosseguimos com o acompanhamento de pelo menos 280 mães”, explica Beth. “Orientamos a necessidade da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, e complementando até os dois anos ou mais”, acrescenta.

O secretário de Saúde agradeceu as mães presentes e a coordenadora dos programas de aleitamento materno, Beth Prado, destacando a importância da realização do ‘Agosto Dourado’, como forma de incentivo às mães e, sobretudo, visando a divulgação do programa de amamentação. “Nossa proposta é de promover a amamentação, que está ligada à luta pelos direitos e qualidade de vida da dupla mãe-bebê”, apontou Luiz Carlos.

Daniel Mamédio ao representar o prefeito Ricardo Fávaro Neto, observou que este ano, o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno é “Amamentação e Trabalho, para dar certo o compromisso é de todos”. Neste contexto, o Município vem atuando e realizando ações para garantir o atendimento desde a gravidez, pré-natal, nascimento e acompanhamento do desenvolvimento da criança.

[caption id=attachment_7687 align=alignnone width=1024] Na comemoração do Agosto Dourado, vice-prefeito Daniel entrega presente a futura mamãe que está sendo acompanhada por programa de aleitamento materno. Foto: Roney Minella[/caption]

“Toda iniciativa que incentive o aleitamento materno tem o respaldo da Administração Municipal e da Secretaria de Saúde. Muitas questões, desde a cultural, o desenvolvimento da indústria do leite em pó, a estética corporal as condições psicológicas e emocionais envolvem diretamente o aleitamento materno. Por isso, a importância das palestras, das reuniões com as mães, e de todas as orientações que possibilitem romper, principalmente, qualquer barreira de preconceito. Deixando claro que o aleitamento materno é um direito da criança e, sobretudo, representa muito mais saúde para o crescimento do bebê”, discursou Daniel.

[caption id=attachment_7688 align=alignnone width=1024] Jovem mãe amamenta filho recém nascido e ganha brinde do secretário de Saúde Luiz Carlos, em comemoração ao Agosto Dourados. Foto: Roney Minella[/caption]

No encontro do Agosto Dourado realizado em Itaquiraí, as mães receberam folders, panfletos, orientações. Após a palestra, como ponto alto da comemoração elas foram contempladas com diversos brindes sorteados durante o evento.