[caption id=attachment_14420 align=alignnone width=1032] Pacientes atendidos sábado em Itaquiraí que passaram por cirurgias de catarata através do Projeto Olhando par Frente.[/caption]

-“Projeto Olhando para Frente” beneficiou idosos dos assentamentos e da cidade com idade de 70 anos e acima-

Mais 22 idosos com idade de 70 anos e acima passaram por cirurgias de catarata realizadas gratuitamente, no último sábado (19-08), pela Prefeitura de Itaquiraí, numa ação da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o HSF – Hospital São Francisco.

Esta é a 2ª etapa do “Projeto Olhando para Frente” de iniciativa da Administração Nosso Rumo é Para Frente. Para colocar em prática o projeto, o Município contratou a empresa Clínica dos Olhos, onde o oftalmologista Jorge Hitochi Kumagai realiza todos os procedimentos cirúrgicos e sua equipe de enfermeiros e assistentes realizam a triagem e diagnósticos do tratamento necessário.

O vice-prefeito Geovane Severo – Mano, o secretário municipal de Saúde Marcelo Batista Rosa, o diretor de RH da Prefeitura, José Carlos Pereira, e a diretora de Regulação de Vagas Neire Meire Marcolino, recepcionaram os 22 pacientes que vieram dos assentamentos e da cidade para a tão esperada cirurgia de catarata.

[caption id=attachment_14421 align=alignnone width=4512] À direita, vice-prefeito Mano e o secretário de Saúde, Marcelo Rosa, acompanham atendimentos dos pacientes no Projeto Olhando para Frente. Foto: Roney Minella[/caption]

As autoridades acompanharam os atendimentos e ouviram as manifestações de alegria e agradecimentos dos pacientes. Dentre eles, oito pacientes já haviam feito a cirurgia na primeira etapa e, desta vez, realizavam a cirurgia do segundo olho e davam testemunho do sucesso da operação, destacando a felicidade em voltar a enxergar e a executar tarefas como, colocar linha na agulha para costurar, assar um pão e acompanhar pela coloração. Em um dos casos, o avô confidenciou que finalmente pode ver o neto pela primeira vez, pois, antes só enxergava vultos.

“Este projeto Olhando para Frente confirma que estamos priorizando a saúde das pessoas. Aliás, é um exemplo de iniciativa onde a parceria entre o Município, o hospital local e a contratação de médico especialista e equipe de atendentes, vem combatendo a cegueira em Itaquiraí e, sobretudo, dando a felicidade às pessoas que estão restabelecendo suas visões. Portanto, é um investimento certo que está promovendo a qualidade de vida em nossa cidade”, afirma o prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB).