Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, viabilizou a aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue, em toda zona urbana. A ação aconteceu no último final de semana, onde o carro fumacê, percorreu todos os bairros pulverizando o insumo para a eliminação do mosquito.

O município tem mais de 1400 notificações, destas, 449 pessoas positivaram para dengue e 12 para chikungunya.

De acordo com o secretário Luiz Carlos de Souza, essa aplicação deveria ter acontecido logo no início das ações de combate ao mosquito, mas não foi possível por conta da falta do veneno no país. “Com as ações da saúde municipal somada aos cuidados de cada morador com certeza conseguiremos eliminar focos do mosquito e, principalmente, evitar novas ocorrências de dengue em Itaquiraí”, observou o secretário de saúde de Itaquiraí.

“O combate só será eficaz com a participação de todos. Estamos utilizando várias medidas no combate às doenças, mas voltamos a dizer que a responsabilidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor é de todos nós. É preciso que os moradores façam a sua parte, como: limpeza de seus quintais, acabando com o lixo, entulhos, mantendo os terrenos baldios limpos, enfim, eliminando tudo que possa servir como criadouro do mosquito”, disse o coordenador do controle de vetores, Marcos Domingos.