A prefeitura de Itaquiraí e a SEMSAU - Secretaria Municipal de Saúde abriram, no último dia 5 de maio, a campanha de prevenção ao câncer bucal. A primeira comunidade a receber a equipe de prevenção foi da Cruzinha, com a participação do secretário de Saúde, Luiz Carlos de Souza, Coordenador de Saúde Bucal Jonas Bortolini, cirurgiã dentista, Silva Lopes da Rosa e toda equipe do ESF Indaiá.

A campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal comandada pela cirurgiã Silva Rosa e sua auxiliar Mariuza Souza, foi iniciada no Assentamento Indaiá com realização de palestras, exames clínicos e orientações. A meta da SEMSAU é atender toda a população itaquiraiense. Durante sua palestra, a odontóloga Silvia alertou que o câncer bucal é mais silencioso e, justamente por isso, mais perigoso. “Ainda assim, é uma doença que tem cura, principalmente se for diagnosticada precocemente”, observa a cirurgiã.

Segundo a dentista, para se prevenir o câncer bucal, além de evitar o fumo e o álcool e promover a higiene bucal, é fundamental realizar consulta odontológica de controle a cada ano, além de manter uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

“O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral, que abrange mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca. O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente as pessoas acima de 40 anos, que têm vício de fumar cachimbos e cigarros ou consumir bebidas alcoólicas. A má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas também contribuem para o surgimento da doença”, acrescentou Silvia.

SINTOMAS

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 centímetros de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Já os sintomas mais graves como, dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

TRATAMENTO

O tratamento para câncer na boca pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou terapia alvo, dependendo da localização do tumor, gravidade e se o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento, que possibilita a cura em cerca de 80% dos casos.