Em mais uma ação de humanização na saúde municipal, a prefeitura de Itaquiraí por meio da secretaria de saúde e da coordenação da saúde da mulher, implantou o Teste do Pezinho na rede pública do município. O procedimento que antes era realizado somente duas vezes por semana no HSF (Hospital São Francisco), passou a ser oferecido na UBS, todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 08h às 11h.

O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido. A realização do teste é obrigatória em todo o país e a coleta deve ser feita logo após a alta hospitalar. Todo procedimento e feito por uma enfermeira responsável e capacitada, que atende em uma sala especifica dentro da Unidade Básica de Saúde, onde foi preparada e equipada com todos equipamentos e materiais necessários para realização do exame.

De acordo com o secretário Luiz Carlos de Souza: “Com mais esse atendimento na UBS, tudo se concentra por aqui. Aqui temos atendimentos pediátricos e acompanhamento para as gestantes, onde a equipe multidisciplinar, coloca em prática as ações do projeto municipal Doce Começo. A saúde do nosso município é a principal preocupação do prefeito Thalles e do vice Dr. Bruno, que buscam melhorias constantes”, disse Luiz.