-Ativação de centro de hemodiálise em Naviraí e a locação do Hospital São Luiz, em Dourados, beneficiam diretamente a Saúde de Itaquiraí-

Durante o evento de Acolhimento aos Novos Gestores em Saúde de Mato Grosso do Sul, na noite de segunda-feira (20), em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja defendeu a pactuação regional da saúde entre o Estado e os municípios para otimizar recursos financeiros e reestruturar a rede de atendimento à população. Ele falou em planejamento e eficiência ao propor um novo modelo de gestão da saúde pública aos representantes dos 79 municípios de MS.

Azambuja sustentou que o Governo do Estado está equipando os polos regionais, com mais leitos e aparelhos para exames complexos, e fazendo parcerias com a rede hospitalar. “Mas, precisamos avançar mais e definir qual a melhor política pública para a saúde”, disse ao abrir diálogo com os secretários municipais e prefeitos. Depois, sugeriu a construção de novos consórcios para a divisão de responsabilidades e suplantar a crise, observando que a receita não cresce enquanto as demandas avolumam.

O evento de Acolhimento aconteceu no “Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo”, com as presenças do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira, vice-governadora Rose Modesto, deputados estaduais, Junior Mochi (presidente da AL), Mara Caseiro e Rinaldo Modesto, e o federal Geraldo Resende. Também participaram os secretários estaduais, de Saúde, Nelson Tavares, de Governo, de Gestão Estratégica Eduardo Riedel, de Segurança Pública José Carlos Barbosa, de Assistência Social Elisa Cléia Pinheiro, presidente da Assomasul, Pedro Caravina, primeira dama Fátima Azambuja, e representantes de vários segmentos ligados à saúde, dentre eles, o secretário municipal de Saúde de Itaquiraí, Marcelo Batista Rosa.

No discurso para prefeitos, secretários e servidores, ficou nítida a preocupação do Governo do Estado com os gargalos que fragilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso, temos como meta a reestruturação da rede de saúde por meio da regionalização”, reafirmou Azambuja. Sobre a pactuação, alertou que alguns municípios estão mantendo hospitais que apresentam baixam resolutividade a um custo altíssimo, o que é inconcebível. “Nesse momento de dificuldades é preciso construir parcerias como alternativa para descomprimir os municípios e garantir uma saúde de qualidade”, orientou

CARAVANA DA SAÚDE

Confirmando que a “menina dos olhos” da Saúde do Estado é a Caravana da Saúde, Reinaldo Azambuja lembrou que durante a primeira edição do projeto levou não apenas atendimento digno às pessoas, nos onze polos regionais, mas também deflagrou a reestruturação da saúde estadual e sua regionalização. Lembrou que o Estado avançou e municípios, como Amambai, Ivinhema e Fátima do Sul, agora estão realizado em seus hospitais as cirurgias eletivas por meio de parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde.

Ao apresentar um balanço do atendimento feito pela Caravana da Saúde, com mais de 30 mil procedimentos oftalmológicos, Azambuja anunciou que brevemente estará anunciando a nova etapa do programa inédito. A prioridade desta próxima fase será a mulher, em atenção ao grupo de risco com acesso aos diagnósticos do câncer da mama e do colo de útero, bem como os alunos da rede pública, estadual e municipal, aos quais serão oferecidos exames oftalmológicos e óculos de grau.

HEMODIÁLISE EM NAVIRAÍ

A novidade anunciada pelo governador Reinaldo e que agradou o secretário municipal de Saúde de Itaquiraí, Marcelo Batista Rosa, foi o anúncio da implantação do polo de hemodiálise em Naviraí, e a pactuação em Dourados com o Hospital São Luiz, locado pelo Estado, que terá gestão de uma OS (organização social), com capacidade para até 600 cirurgias.

“Nós do cone sul, dependemos da melhoria dos atendimentos em Dourados e a ativação do centro de hemodiálise em Naviraí com certeza, vai diminuir os custos para o Município de Itaquiraí e, principalmente, diminuir o sofrimento dos pacientes que viajam para outros centros para ter seu atendimento. Portanto, são notícias alvissareiras”, comentou Marcelo Rosa.

[caption id=attachment_12907 align=alignnone width=1024] Governador Reinaldo ao destacar avanços e anunciar metas para a Saúde através de pacto com os municípios, regionalização e através da Caravana da Saúde. Foto: Roney Minella[/caption]

Dirigindo as palavras aos secretários municipais de Saúde, o governador falou da importância da administração municipal em garantir uma assistência básica bem feita, que será complementada com a estruturação da rede de saúde local pelo Estado. “O comprometimento do município é fundamental para que possamos eliminar em muito a pressão atual ao sistema com a demanda por cirurgias de média e alta complexidade e exames especializados. Esta é a lógica que idealizados para Mato Grosso do Sul”, ponderou.

[caption id=attachment_12908 align=alignnone width=1024] Secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa faz avaliação positiva do evento de Acolhimento aos novos gestores municipais de saúde. Foto: Roney Minella[/caption]