A Prefeitura de Itaquiraí e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram na última sexta-feira (10), um evento reportando à Pascoa e, ao mesmo tempo, em alusão ao Dia das Crianças. Aproveitando o recente ensejo da Páscoa, e devido à agenda cheia de eventos no mês de outubro (12ª Itaquipesca e o Outubro Rosa), a Secretaria de Saúde decidiu antecipar a comemoração ao Dia da Criança, realizando o Dia de Saúde e Lazer para as crianças do Assentamento Indaiá.

[caption id=attachment_5526 align=alignnone width=971] Secretário de Saúde, Luiz Carlos anuncia atrações do Dia de Saúde e Lazer às crianças do Assentamento Indaiá - Foto: Edson Freitas[/caption]

O evento aconteceu no ESF (Estratégia Saúde da Família) “João Batista Galina” e contou com as presenças do secretário Municipal de Saúde Luiz Carlos de Souza, diretor da Atenção Básica Sérgio Aparecido Pupo, diretor da Regulação de Vagas Vanderval Carminatti, coordenadora da Enfermagem Rosileide Burato, e a coordenadora do ESF Indaiá, Andreia Navarro. Da ação também participaram ativamente todos os ACSs do Indaiá (Agentes Comunitários de Saúde), e pelo menos 180 pessoas, sendo deste total, 100 crianças.

[caption id=attachment_5527 align=alignnone width=1024] Coordenadora do ESF Indaiá, Andreia Navarro, faz palestra sobre combate à dengue, para crianças do Indaiá - Foto: Edson Freitas[/caption]

No evento as crianças brincaram na cama elástica, piscina de bolinas, escorregador, e também dançaram as cantigas de roda. Não faltou a alimentação, sendo distribuídos, bolos, cachorro quente, suco, geladinho, algodão doce, bombons. Também foram distribuídas lembrancinhas alusivas ao Dia da Páscoa. Como a proposta é unir o a  saúde ao lazer, foi apresentada palestra sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. “Tivemos a preocupação em unir o útil ao agradável, sendo o entretenimento e lazer com a saúde”, observou a coordenadora do ESF, Andreia Navarro.

“A criançada brincou a valer e a Secretaria de Saúde aproveitou o momento de alegria para regularizar a carteira de vacinação”, acrescentou Luiz Carlos. A Secretaria Municipal de Saúde também distribuiu escovas de dente e, simultaneamente, a odontóloga da Unidade local de Saúde, Flávia Viviane ensinou sobre a correta escovação dentária.

[caption id=attachment_5528 align=alignnone width=1024] Cantigas de roda marcou o Dia de Saúde e Lazer promovido pela Prefeitura, no Assentamento Indaiá - Foto: Edson Freitas[/caption]

Em seu discurso, o Secretário de Saúde justificou a ausência do prefeito Ricardo Fávaro Neto, que estava na Capital em reuniões na Assomasul e Incra. “Este evento de Saúde e ao mesmo tempo, de cunho social, visa facilitar as ações de saúde, envolver as famílias e, principalmente, divulgar os programas de prevenção realizados pelo Município na área de Saúde. E desta vez, também comemoramos antecipadamente o Dia da Criança. Portanto, foi uma festa da Saúde para a criançada”, anunciou Luiz Carlos.

Ao encerrar o Dia de Saúde e Lazer para as crianças do Assentamento Indaiá, a coordenadora do ESF agradeceu a todos da equipe, os pais que levaram suas crianças, as autoridades presentes e as crianças que tiveram um dia especialmente dedicado à elas. “O evento foi um sucesso, pois, superou as nossas expectativas em todos os aspectos”, afirmou Andreia.

[caption id=attachment_5529 align=alignnone width=1024] Escorregador, algodão doce e cama de bolinhas agradou a criançada do Assentamento Indaiá - Foto: Edson Freitas[/caption]