O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto, assinou na manhã de hoje (09-02), convênio com a Associação Beneficente de Itaquiraí (A.B.I.), entidade mantenedora do Hospital São Francisco. No acordo, a Prefeitura compromete-se a repassar recursos financeiros no valor total de R$ 843.000,00, divididos em doze parcelas iguais de R$ 70.250,00.

[caption id=attachment_3620 align=alignnone width=1024] Prefeito Ricardo Fávaro ao assinar convênio com a ABI, com as participações do Diretor do Hospital Milton Melo e Secretário de Saúde Luiz Carlos (Foto: Guiomar Biondo)[/caption]

Participaram do ato de assinatura, no Gabinete do Prefeito, o Diretor Administrativo do Hospital São Francisco, Milton Melo, popular ‘Pacato’, e o Secretário Municipal de Saúde Luiz Carlos de Souza. Após a assinatura do prefeito Ricardo, eles também rubricaram o documento, avalizando a iniciativa da Administração “Trabalhando para Todos”.

Luiz Carlos esclareceu que com os recursos liberados pela Prefeitura, será possível cobrir 334 “vagas zero”, de R$ 500,00 cada uma, num total de R# 167.000,00; pagar 201 plantões de 12 horas, sendo R$ 1.100,00 cada, num valor total de R$ 221.100,00; custear 91 plantões de 24 horas, sendo R$ 2.200,00 cada e valor total de 200.200,00 e, ainda, custear outros investimentos no valor de R$ 254.700,00. “Este é o maior convênio financeiro já firmado com o hospital São Francisco, em toda sua história”, destacou o Secretário de Saúde.

O prefeito resumiu a decisão do convênio explicando que os atendimentos ambulatoriais, consultas e exames, já estão sendo feitos a contento nos postos de saúde e através de pactuação com clínicas médicas especializadas. “Porém, não podemos virar às costas para os atendimentos emergenciais e de urgência que sempre resultam em internações. Portanto, para garantir também este tipo de atendimento, como pronto socorro de vítimas de acidentes, por exemplo, é que recebemos a reivindicação da A.B.I. e fechamos este acordo de subvenção financeira. Hoje, os atendimentos que fazemos em Saúde já atingem níveis superiores que, a priori, seriam de reponsabilidades do estado e da união, por isso, a necessidade de mais este investimento por parte do Município. Saúde é coisa séria e assim está sendo tratada por nossa gestão”, sustentou o prefeito Ricardo Fávaro.

O Diretor Administrativo do São Francisco enalteceu a disposição e o empenho do Executivo Municipal em investir alto neste convênio. “Sem esta parceria seria impossível tocar o hospital. Com certeza, este é um pacto com reflexos diretos no setor de atendimentos de urgência, emergência e internações, pois, vai garantir o funcionamento normal destes procedimentos, custeando, principalmente, os pagamentos dos plantões dos médicos e custos de manutenção do hospital. Falando em nome de toda a diretoria da A.B.I. e do presidente Antônio Castuera do Nascimento, só temos que agradecer este apoio do Município e a determinação do prefeito Ricardo em formalizar esta parceria que será revertida em benefícios de pacientes emergenciais e que precisarem de internação”, sustentou Pacato.