A Prefeitura de Itaquiraí, numa iniciativa Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, lotou duas carretas com mais de 3000 pneus inservíveis e encaminhou o material para a empresa de reciclagem, Eco Pneus, de Campo Grande.

[caption id=attachment_5411 align=alignnone width=1024] Carreta lotada de pneus que foram recolhidos pelo controle de vetores, em Itaquiraí (Fotos: Edson Freitas)[/caption]

O trabalho sempre começa com a coleta dos pneus usados e inservíveis, descartados pelas borracharias ou retirados em terrenos baldios e vias públicas. Estes pneus são recolhidos a cada duas semanas por uma equipe de 15 agentes de combate à endemias. Posteriormente, são depositados no Eco Ponto instalado pelo Município, na rua 7 de Setembro, no prédio da antiga garagem.

Aproximadamente de seis em seis meses – informa Marcos Aurélio Domingos, coordenador do Controle de Vetores – mantemos contato com a Eco Pneus, e solicitamos que a empresa envie seus caminhões para a retirada dos pneus velhos, os quais são encaminhados para a respectiva reciclagem.

[caption id=attachment_5410 align=alignnone width=1024] Equipe do controle de vetores carrega caminhão com pneus inservíveis para destinação adequada[/caption]

A Eco Pneus atua na transformação de toneladas de pneus em lenha para alto forno e, mais recentemente, como complemento para ligas de concreto ecológico. O empreendimento precisa dos pneus inservíveis, justificando então, a parceria com o Município de Itaquiraí, que ao destinar os pneus recolhidos na cidade, garante a matéria prima necessária ao funcionamento da empresa. Em contrapartida, a Eco Pneus além de colaborar com a natureza está gerando empregos e renda para a população sul-mato-grossense.

AÇÃO DE SAÚDE

Porém, a iniciativa do Departamento de Controle de Vetores, de dar destinação adequada a milhares de pneus velhos que seriam descartados irregularmente no meio ambiente, garante a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, sendo então uma importantíssima ação de saúde. Por outro lado, põe fim a um passivo ambiental dos mais graves: o descarte de pneus na natureza que pode provocar até enchentes. “De fato, estamos combatendo a dengue, atuando em prol da saúde e, ao mesmo tempo, fazendo o descarte consciente, respeitando o meio ambiente”, observa Marcos Aurélio.