A Prefeitura de Itaquiraí, numa ação da Secretaria Municipal de Saúde encerrou nesta quarta-feira (28), o tratamento de mais pessoas incluídas no Programa Nacional do Controle do Tabagismo. A primeira sessão do atendimento aconteceu no dia 11 de abril e após mais cinco sessões realizadas pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) nos dias 18/04, 25/04, 02/05, 29/05 e 28/06, o tratamento foi concluído com sucesso.

Dentre os procedimentos de combate ao vício de fumar, foi realizada a aplicação terapêutica de adesivos de nicotina, encontros semanais, palestra “Tabagismo e Odontologia”, e orientações diversas que objetivaram incentivar as pessoas assistidas a pararem com o uso do cigarro. “Eles venceram o vício e, pelo mérito de deixar de fumar recebem estes certificados com os nossos parabéns”, destaca a coordenadora do programa, farmacêutica do NASF, Franciele C. N. Gandolfo.

“Em todos os encontros, reuniões e palestras, informamos que fumar é altamente prejudicial, pois, o cigarro provoca muitos malefícios à saúde humana. Nestes encontros deixamos claro que é possível parar de fumar, e através do programa apresentamos formas de combate ao uso do cigarro e, principalmente, garantimos o apoio e ajuda em grupo para que os usuários parem de fumar”, acrescenta a coordenadora.

[caption id=attachment_13816 align=alignnone width=1280] Farmacêutica e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo em Itaquiraí, Franciele C. N. Gandolfo. Foto: Divulgação[/caption]

Das 16 pessoas que iniciaram o tratamento, 06 delas efetivamente deixaram de fumar após o acompanhamento do NASF. As demais ainda estão lutando contra o vício. “Continuamos com o programa de combate ao tabagismo e inúmeras outras ações de prevenção à doenças, sempre com investimentos para melhorar a saúde das pessoas. Assim tem sido desde a primeira gestão do prefeito Ricardo Fávaro, onde a Saúde é prioridade na Administração Nosso rumo é Para Frente”, afirma o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa.