(Roney Minella) - Mais um grupo de 14 pessoas de Itaquiraí foi atendido ontem, domingo (30-06), no programa Caravana de Saúde realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Dez pacientes, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde realizaram a tão esperada cirurgia de catarata, com incisões, ruptura da catarata e a facoemulsificação que é a remoção total da catarata.

“Eles fizeram a cirurgia de um olho. Hoje, todos estarão fazendo uma revisão que é o procedimento pós-operatório”, informa Erô Bueno, da Secretaria Municipal de Saúde de Itaquiraí e responsável pela Assistência Social em Saúde dos pacientes itaquiraienses atendidos na Caravana.

“No próximo fim de semana, estes mesmos pacientes já estarão aptos a realizarem a cirurgia no outro olho”, destaca a enfermeira municipal de Itaquiraí, Ana Lúcia Barros. Segundo ela, outros três pacientes, Aparecido Freitas, João Saturnino de Souza e Agustinho fizeram apenas limpeza dos olhos. Apenas uma das pacientes que foi a Campo Grande, Maria Juracy Rosa, não passou pela cirurgia, pois, está com tosse.

Um dos pacientes, o mais idoso do grupo, Antônio Tenório da Silva, de 81 anos, comemora o recebimento da cirurgia afirmando que há muito tempo aguardava esta oportunidade. “Tava com a visão muito fraca. O nosso sonho é enxergar melhor e com esta cirurgia tenho a certeza de que tudo vai clarear”, prevê ele que é um dos moradores mais antigos de Itaquiraí e filho de pioneiros.

ATENDIDOS

Os pacientes de Itaquiraí que fizeram cirurgia de catarata ontem foram: João Saturnino de Souza, Roberto Lopes Guimarães, Conceição Fernandes, Joaquim Luis de Lima, Antônio Tenório da Silva, Donizete Aparecido da Silva, Ordenir Viana da Silva, José Messias, Ivone da Rosa e Pedro Carlos Valina. No total, somente ontem, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde, foram realizadas um total de 2.500 cirurgias de catarata.

“Mais uma vez, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí fez a Regulação, agendou o nome de pacientes, forneceu o transporte, está realizando todo o atendimento social e também custeia o alojamento em pensão contratada pelo Município, garantindo atendimentos oftalmológicos, sobretudo, a realização de cirurgias de catarata. Portanto, é mais um atendimento especializado que a administração “Itaquiraí que dá certo”, por determinação do prefeito Ricardo Fávaro está garantindo a população, oportunizando que pessoas que já não enxergavam mais, voltem a ter o prazer de ter uma visão”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa.

Fotos: Erô Minella/CG