[caption id=attachment_13758 align=alignnone width=4512] Secretário Marcelo Rosa, oftalmologista Jorge Kumagai, Neire Meire e o diretor do HSF Milton Melo, durante o lançamento do Projeto Olhando para Frente de combate a catarata. Foto: Roney Minella[/caption]

-Projeto inédito atenderá pacientes de Itaquiraí, Naviraí, Japorã, Iguatemi e Juti através de pactuação intermunicipal-

A Prefeitura de Itaquiraí, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou o projeto intermunicipal “Olhando para Frente”, de combate à cegueira, para atendimentos em oftalmologia e realização de cirurgias de catarata. Para garantir a implantação do projeto a Prefeitura firmou parceria com o Hospital São Francisco (HSF) de Itaquiraí.

O “Olhando para Frente” foi lançado oficialmente no sábado (17-06), pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, diretor administrativo do Hospital São Francisco Milton Mello, e pela diretora municipal de Regulação de Vagas, Neire Meire. A execução das consultas e procedimentos cirúrgicos está sob a responsabilidade de uma clínica de olhos contratada de Umuarama (PR), com os procedimentos cirúrgicos sendo realizados pelo médico oftalmologista Jorge Hitochi Kumagai.

Neste primeiro mutirão, 16 pacientes residentes na cidade e assentamentos rurais de Itaquiraí receberam os atendimentos. Fizeram consultas, passaram por avaliação e, após diagnóstico, foram realizadas cirurgias de catarata.

ATENDIMENTO REGIONAL

O secretário Marcelo Rosa destaca que o projeto “Olhando para Frente” é inédito, semelhante ao realizado pela Caravana da Saúde. “Fizemos uma pactuação intermunicipal. Desta forma, vamos atender aqui em Itaquiraí pacientes de Juti, Naviraí, Iguatemi e Japorã, beneficiando diretamente toda a comunidade destes municípios. Desta vez, zeramos os atendimentos agendados em Itaquiraí. Agora, vamos atender aqueles que estão na fila de espera oriundos dos municípios conveniados”, informa o secretário de Saúde.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto, faz questão de destacar a implantação do novo projeto. “Demos carta branca para o secretário de Saúde buscar parcerias visando avançar na melhoria dos atendimentos e diminuir o tempo de espera dos pacientes. Mais uma vez, conseguimos esta meta com a implantação deste novo projeto, que começa a ajudar muitos que já não conseguiam enxergar direito a restabelecer a visão”.

“A partir de agora, estas pessoas realmente poderão “olhar para frente” com muito mais clareza e voltar a executar trabalhos que já não faziam mais em função da deficiência visual. Portanto, é um projeto de saúde e de inclusão social que beneficia principalmente as pessoas idosas que mais precisam do poder público, tendo em vista que todo o tratamento é gratuito ao paciente. Mas, os investimentos são da Prefeitura, dos municípios pactuados e da parceria com o hospital São Francisco”, destaca o prefeito de Itaquiraí.