Com o objetivo de organizar e promover capacitações no âmbito da assistência em saúde, tanto na atenção básica quanto na urgência e emergência A Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria de Saúde está capacitando os profissionais da saúde municipal afim de humanizar os atendimentos prestados à população.

O primeiro ciclo desta capacitação foi trabalhar com os agentes comunitários de saúde a temática de infecções sexualmente transmissíveis, assunto de grande relevância para a prevenção de graves doenças. A finalidade principal é capacitar os agentes comunitários de saúde, para que estes estejam aptos a reconhecer e orientar a população no que tange às possíveis infecções adquiridas durante a relação sexual, bem como contribuir cada vez mais para o processo que é denominado de educação em saúde, essencial ferramenta na atenção básica do município.

A ações de capacitação são coordenadas pelo do enfermeiro Eduardo Sandim, que iniciou as atividades de educação permanente com as equipes da estratégia de saúde da família, abordando neste primeiro momento o tema “ Infecções sexualmente transmissíveis para agentes comunitários de saúde”.

De acordo com Sandim, “É importante que as capacitações sejam de forma frequentes, pois com os treinamentos, os servidores passam a desenvolver um melhor atendimento e atuam de forma mais humanizada. Promover treinamentos é uma das formas de proporcionar mais qualidade à atenção primária, principal porta de entrada dos usuários do SUS aos atendimentos”, afirma Eduardo.