[caption id=attachment_17727 align=alignnone width=1030] Defensor Público, Dr. Vinícius Curi, durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Itaquiraí: elogios efusivos ao secretário de Saúde e à Saúde Pública promovida pelo Município. Foto: Roney Minella[/caption]

-Dr. Vinícius Curi elogia Saúde de Itaquiraí e aponta que existe ação de excelência por parte da gestão municipal-

(Roney Minella) - O Defensor Público da Comarca de Itaquiraí, Dr, Vinicius Fernandes Cherem Curi, fez importantíssimo discurso na manhã de hoje (15-04), destacando a exemplar atuação da Administração Itaquiraí que dá certo nos atendimentos realizados no setor da Saúde.

Como primeira autoridade a discursar na V Conferência Municipal de Saúde ele iniciou dizendo que sua presença à conferência era para contribuir, mas, apontou as seguintes considerações para que todos entendessem o diferencial que a cidade de Itaquiraí tem.

Para isso, começou rendendo homenagens publicamente ao trabalho do secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa a a todos os servidores públicos municipais.

Segundo ele, um grande termômetro para identificar se a Saúde de algum ente federado, do Município ou do Estado está em ordem é verificar o número de tramitação de processos judiciais e, principalmente, a Saúde Pública. Bata na porta da Defensoria e veja: em Itaquiraí, eu não tenho uma ação de Saúde em tramitação desde minha chegada, Eu sempre prezo pelo controle extrajudicial de conflitos e do mesmo modo eu vejo que o Marcelo tem um forte atuação política na intervenção da Saúde, e uma grande iniciativa, que das quatro comarcas que eu passei eu nunca percebi isso.

Na Comarca anterior que eu estava, eu tinha pelo menos 18 ações judiciais feitas por semana, Em um mês eu ajuizava mais de 60 ações judiciais para a saúde, para medicações básicas, para meras intervenções, sejam internações, procedimentos cirúrgicos simplificados.Só que em Itaquiraí é diferente. Quando eu cheguei eu percebi esta realidade eu não sabia se era falta de procura da população, falta de informações ou, por outro lado, um trabalho de excelência feito pelo Município.

Eu vejo que de fato tem um trabalho muito bem feito sendo realizado. Não digo que é um trabalho perfeito porque nós não somos perfeitos. Mas é um trabalho com muito engajamento. Coisas podem ser melhoradas. Eu creio que o trabalho conjunto das instituições, e é isso que nós sempre estamos prezando e sempre faço questão de participar de conferências, de intervenções políticas, e creio que o trabalho conjunto é aquilo que leva ao bem estar da comunidade. A comunidade de Itaquiraí, principalmente o serviço público de saúde de Itaquiraí merece os elogios que eu rendo neste momento.

Ao finalizar seu discurso, o Defensor Público de Itaquiraí frisou que o seu foco principal não era o de falar no evento, mas, sim, a divulgação da conferência de Saúde, a Democracia e a Saúde como o direito fundamental de todos. Hoje nós temos esta grande conquista. Os entes federados, políticos, têm a obrigação de implementar uma saúde com efetividade e uma saúde com qualidade. E é para isso que estamos aqui. Muito obrigado!.