A Prefeitura de Itaquiraí, a Coordenadoria de Política Pública para a Mulher e Secretaria de Obras em parceria com Sindicato Rural Patronal de Naviraí e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizaram curso de Operador de Pá Carregadeira. Iniciou na última terça-feira dia (21) finalizando ontem 23 de Julho.

[caption id=attachment_7420 align=alignnone width=1024] Participantes do curso, a Coordenadoria da Mulher Lucy e Rozivania e o instrutor do Elias do Prado. Foto: Edson Freitas[/caption]

O objetivo da qualificação é capacitar o trabalhador, ensinando técnicas de operar o maquinário realizando procedimentos de escavação, amontoamento, carga e descarga de terra em propriedades rurais. Os participantes também aprenderam sobre segurança e saúde do trabalhador e preservação do meio ambiente; manutenção diária antes do trabalho; funcionamento geral da pá carregadeira; operação da concha e operação a campo.

O curso teve duração de 24 horas, com realização em dois locais na Sala de reunião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Teórico) e no pátio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Pratico), com 10 participantes, as aulas foram orientados pelo instrutor do SENAR Elias do Prado, totalmente gratuito para aos participantes.

O prefeito Ricardo Fávaro ao destacar a importância do curso, afirma que esta é mais uma iniciativa visando à inclusão social. “Oferecendo cursos profissionalizantes desta natureza, qualificamos mão de obra, permitindo que mais famílias ingressem no mercado do trabalho e assim possam aumentar a renda familiar. É desta forma que promovemos a melhoria da qualidade de vida, oferecendo conhecimento para que as pessoas possam ingressar no mercado de trabalho”, resume o prefeito.