[caption id=attachment_7400 align=alignnone width=845] Prefeito Ricardo Fávaro entrega relatório e Decreto de Situação de Emergência a representante da Agesul, sendo acompanhado pelo secretário de Obras, Carlos Loro (à dir.), e pelo presidente do Conisul, prefeito Sérgio Barbosa (à esq.)[/caption]

O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB), participou nesta segunda-feira (20), da reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de MS (Conisul), realizada em Iguatemi, quando relevantes assuntos de interesse da região foram debatidos.

Aproveitando as presenças de um representante da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) e do presidente do Conisul, prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, o prefeito Ricardo, acompanhado pelo Secretário Municipal de Obras José Carlos Loro, entregou um relatório dos estragos provocados pelas intensas chuvas que atingiram Itaquiraí nos últimos dias. “Além dos registros fotográficos, entregamos o Decreto de Situação de Emergência, reivindicando apoio do Governo do Estado para a urgente recuperação das estradas rurais, vicinais e ruas de Itaquiraí que sofreram erosão e ficaram intrafegáveis”, informa o prefeito Ricardo Fávaro.

[caption id=attachment_7401 align=alignnone width=1024] Estrada marginal à BR-163, no perímetro urbano de Itaquiraí: intrafegável. Foto: Edson Freitas[/caption]

REIVINDICAÇÕES

A reunião do Conisul serviu para encaminhar as reivindicações dos municípios e discutir assuntos de interesse coletivo. Entre as principais discussões estava a aprovação da prestação de contas do exercício de 2014, a regionalização da saúde, descentralização do licenciamento ambiental, imposto de renda e ISS (Imposto Sobre Serviço), regularização fundiária de portos em área de proteção ambiental e débitos dos municípios junto ao Consórcio.

Participaram da reunião os prefeitos Sérgio Barbosa de Amambai que também é presidente do Consórcio, Casé de Sete Quedas, Vanderlei Bispo de Japorã, Marta Araújo de Eldorado, Bél de Juti, Edson de Davi de Aral Moreira, Léo Matos de Naviraí, Ricardo Fávaro de Itaquiraí e Nilcéia de Coronel Sapucaia. O Secretário de Governo Romulo Caseiro Lopes representou o prefeito de Iguatemi José Roberto Felippe Arcoverde que está em viagem. Também participaram do encontro, técnicos dos municípios, vice-prefeitos (as), secretários municipais, e representantes da Defesa Civil e um representante da AGESUL de Amambai.

[caption id=attachment_7402 align=alignnone width=1024] Estradas rurais dos assentamentos em condições caóticos impedem o escoamento da produção e representam prejuízos aos produtores de Itaquiraí. Foto: Edson Freitas[/caption]

O presidente do Consórcio, Prefeito de Amambai Sérgio Barbosa disse que a reunião, apesar de ter como pauta várias reivindicações, foi muito positiva, visto que foi possível obter informações importantes, como da Defesa Civil que orientou os municípios a Decretar de forma correta as situações consideradas de Estado de Emergência.

“Tudo é prioridade, mas vamos começar pelas emergenciais que é a questão dos estragos causados pelas chuvas, buscando uma parceria com o Governo do Estado com o envio de máquinas para sanar os principais problemas das estradas de responsabilidade do Estado e também as que são das Prefeituras” avaliou Sergio Barbosa.