[caption id=attachment_7389 align=alignnone width=1024] Enxurradas provocam erosão em rua de bairro da periferia de Itaquiraí, provocando situação de emergência. Fotos: Edson Freitas[/caption]

As chuvas torrenciais que caíram nos últimos dias em Itaquiraí, provocaram inúmeros danos em toda a área do município, principalmente, danificaram estradas rurais, atingindo travessões mestres dos assentamentos, estradas vicinais, e ruas do perímetro urbano situadas nas cercanias da cidade, aonde as enxurradas chegaram com maior volume e muito mais força.

Nos dias 2 e 3 de julho choveram mais de 200 milímetros, volume superior ao que era esperado para todo o mês de julho. Diante desta realidade, o prefeito Ricardo Fávaro Neto assinou o Decreto Nº 2930, de 6 de julho/2015, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nº 459, do dia 10 de julho, declarando que Itaquiraí enfrenta situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência”.

Para agravar a situação, mesmo após a assinatura do Decreto de Situação de Emergência, as chuvas continuaram a cair com muita intensidade em todos os dias desta semana. De acordo com medição de pluviômetro instalado em empresa particular de Itaquiraí, até a tarde de terça-feira (14), já havia chovido 320 milímetros nos 14 dias do mês de julho.

[caption id=attachment_7390 align=alignnone width=1024] Crateras abertas ruas de bairro de Itaquiraí, deixam canos de água potável descobertos e com riscos de rompimento.[/caption]

“A precipitação pluviométrica continuou aumentando em Itaquiraí trazendo prejuízos materiais e financeiros aos moradores das áreas urbana e rural, bem como à municipalidade com a ocorrência de erosões em vias públicas, quedas de postes de iluminação pública, rompimento de redes de água potável e rompimento de galerias de águas pluviais. Tudo isso justifica o decreto que assinamos, para que possamos receber imediato apoio do Governo do Estado para enfrentarmos a situação”, disse o prefeito Ricardo Fávaro.

Durante levantamento feito pela Secretaria Municipal de Obras, os bairros mais afetados foram o Nova Era, Nova Esperança I e II, Distrito Industrial I e II, Jardim Monte Castelo. Também apresentam maiores problemas as estradas que servem como principais escoadouros da produção agrícola e da pecuária dos assentamentos Sul Bonito, Indaiá, Tamakavi, Aliança, Santa Rosa, Guassu, Complexo Santo Antônio, Lua Branca, Boa Sorte e Porto Santo Antônio.

“Estamos mobilizando todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMDEC – Conselho Municipal de Defesa Civil de Itaquiraí, nas ações de resposta ao desastre natural, visando a reabilitação do cenário destruído, sobretudo, objetivando a reconstrução e restabelecimento da normalidade, principalmente do tráfego de pessoas, veículos e caminhões”, acrescentou o secretário de Obras, José Carlos Loro, que na tarde desta sexta-feira (17), está fazendo novo levantamento, com registro fotográfico e anotações das áreas mais críticas, para consubstanciar documentação que comprovam a calamidade pública em Itaquiraí.