[caption id=attachment_6845 align=alignnone width=1024] Vice-prefeito Daniel Mamédio fala durante a 1ª Conferência do Plano Municipal de Educação de Itaquiraí - Foto: Edson Freitas[/caption]

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na última sexta-feira (15), na Escola Municipal Jardim Primavera a I Conferência Municipal de Atualização e Adequação do Plano Municipal de Educação de Itaquiraí, que define estratégias e metas a serem seguidas e alcançadas nos próximos dez anos.

Delegados de diferentes segmentos da comunidade estiveram presentes.  A abertura da conferência, contou com a participação do Vice-Prefeito, Daniel Mamédio, do Secretário de Educação Francisco Eurico Ribeiro, da presidenta do SIMTED Margareti Macena , do Secretário de Administração Mauro José Gutierre e do Vereador Donato Pereira Fernandes além de diretores, professores e demais profissionais da educação, e representantes da sociedade local.

[caption id=attachment_6849 align=alignnone width=1024] Secretário de Educação Eurico Ribeiro agradeceu a participação dos segmentos que compõem a Comissão do plano - Foto: Edson Freitas[/caption]

Os trabalhos da 1ª Conferência do Plano Municipal de Educação (PME) tiveram início com a leitura do Regimento Interno. O debate foi mediado pelo Coordenador Municipal de Adequação do Plano Municipal de Educação Ademir Batista dos Santos.

Os conferencistas analisaram, alteraram e aprovaram as 20 metas que vão reger a educação municipal nos próximos dez anos. As propostas já foram previamente discutidas em conferências temáticas, onde representantes da sociedade refletiram sobre as temáticas, que envolvem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Educação Inclusiva, Alfabetização, entre outros.

Para o secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro, a conferência representa um momento único no avanço da Educação de Itaquiraí como um todo. O secretário de Educação, agradeceu a participação dos segmentos que compõem a Comissão para reformulação do plano, bem como dos coordenadores técnicos da SEMED, que não mediram esforços para ajustar as 20 metas que compõem o PME. “Este plano é construído e pautado pela qualidade, legalidade, ética, impessoalidade e pluralidade de vozes que englobam os sistemas municipal, estadual e federal além do particular. Nosso objetivo é continuar oferecendo uma educação qualidade às futuras gerações”.

Após avaliação na conferência, o Plano será entregue ao Prefeito Ricardo Fávaro para elaboração do Projeto de Lei, que será encaminhado à Câmara Municipal para discussão e aprovação. Após aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito.