A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a SED/CÁS-MS/NUESPITAQUIRAÍ /SED/MS, estará promovendo o Curso de Libras (Modulo III), nos dias 08 a 12 de junho e de 22 a 26 de junho, nos três turnos da Escola Municipal Jardim Primavera.

[caption id=attachment_7023 align=alignnone width=1024] Secretário de Educação, Francisco Eurico Ribeiro e participantes do curso de libras que está sendo realizado pela Prefeitura de Itaquiraí - Foto: Ednéia Aquino[/caption]

O referido Curso conta com a participação de professores da rede estadual e municipal, administrativos, pessoas da comunidade, pessoas surdas e, principalmente, professores do Atendimento Educacional Especializado.

O secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro, afirma que a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Educação estão empenhadas para que o aluno surdo aprenda a sua língua, assim como o professor aprenda a Língua de Sinais. “É de extrema importância este aprendizado para que a Educação possa oferecer um atendimento com qualidade, na Língua do aluno”, frisa Eurico.

[caption id=attachment_7024 align=alignnone width=1024] Participantes do curso de libras que está sendo oferecido pela Prefeitura de Itaquiraí - Foto: Ednéia Aquino[/caption]

O Curso – relata a Técnica do Núcleo de Educação Especial - Elza de Góis Silva Dettmer, tem por objetivo principal a verdadeira inclusão do aluno surdo tanto na escola como na sociedade, “visto que a Libras, (Língua Brasileira de Sinais), é a 1ª Língua da pessoa Surda”, observa.

Aliás, a formação de um número cada vez maior de profissionais na área de Libras segue a orientação do prefeito Ricardo Fávaro para garantia de cidadania e acesso à educação a todas as crianças e adolescentes. “Garantir a inclusão social também é uma porta de entrada para a cidadania. Então, desenvolvendo atividades como esta, asseguramos na rede municipal de ensino práticas que estimulam o acolhimento e a aprendizagem do aluno surdo”, define o prefeito Ricardo Fávaro. Com informações de: Elza Góis (EMG dos Santos 3476-1403) e Cleodenice (Secretaria Municipal, 3476-1310).