A prefeitura de Itaquiraí está investindo na formação de uma nova Fanfarra Municipal. A implantação da corporação está a cargo da Secretaria Municipal de Educação através da Fundação de Cultura, que iniciou as aulas recentemente. O curso está sendo ministrado pelo músico e regente, Wilson Roberto Cordeiro.

[caption id=attachment_7159 align=alignnone width=1024] Regente Wilson Cordeiro durante aula prática para parte dos alunos iniciantes da Fanfarra de Itaquiraí. Foto: Edson Freitas[/caption]

“Nos propomos a mais este desafio e estamos, a cada dia, inscrevendo jovens escolares interessados em aprender a execução dos instrumentos. Estamos passando a teoria e, simultaneamente, aplicando o método na prática, para o melhor aproveitamento do tempo. Esta é a fase da iniciação”, explica o instrutor Wilson Cordeiro.

Wilson acrescenta que o curso possibilitará identificar as habilidades e dificuldades dos alunos, desta forma, trabalhar, desde a formação inicial até a perfeita execução dos ritmos marciais, próprios para as bandas de fanfarra. “Então, estamos vencendo este desafio, inicialmente, de formar a banda de percussão e, logo em seguida, realizando a proposta de musicalizar nossos jovens através da arte das batidas e toques da marcha, tornando realidade um antigo sonho que tínhamos”, confidenciou o maestro.

As aulas estão sendo realizadas às terças e quintas-feiras e nos sábados. Hoje, aproximadamente 40 alunos, de 12 anos e acima estão participando do curso que terá várias etapas de aprendizagem e duração de aproximadamente um. O professor enfatiza que “esse tempo é necessário para que os toques, os ritmos e as evoluções possam ser treinados à exaustão e acabem bem sincronizados e harmônicos. Queremos, no mínimo, encerrar o curso com 10 tipos de toques próprios, exclusivos para banda marcial, para isso, estamos utilizando bumbo, caixa tarol, caixa repique, surdo médio e grave, pratos e liras”.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto destaca que o objetivo do Município é reestruturar a banda rítmica da SEMED e, ao mesmo tempo, contribuir com a formação dos jovens itaquiraienses, retirando o tempo ocioso em que estão fora da sala de aula. “Por isso, estamos investindo na formação de uma nova Fanfarra Municipal, com jovens que realmente estejam interessados em bem representar Itaquiraí em eventos festivos no âmbito do município, onde a presença da Fanfarra é necessária”, argumentou.