A Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria de Educação e da Fundação de Cultura, deu início na noite desta terça-feira (11), a segunda etapa do Projeto Música na Escola. Além das aulas de violão, a fundação municipal de cultura inovou e abriu também o curso básico de viola caipira.

O projeto que teve início em junho de 2022 teve pouco mais de 70 alunos. Já em 2023 esse número saltou para 130. Utilizar a música como ferramenta de ensino, aprendizagem, desenvolvimento da criatividade é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Durante o lançamento da segunda etapa, os alunos encantaram os presentes ao darem uma “palinha”, mostrando tudo o que já apreenderam durante as aulas. Segundo o responsável pela FCI, professor Eurico, novos cursos deverão serem abertos em breve. Eurico lembrou ainda que o município tem projeto protocolado na Cultura do Estado, que visa a destinação de instrumentos para os alunos que não tem condições de comprar o equipamento.

Ao usar a palavra a secretária de educação, Silvia Freire, ressaltou a importância de inovar a educação municipal. “Tudo que estamos fazendo junto ao prefeito Thalles, é para elevar a qualidade do ensino público municipal. Espero que todos aproveitem muito cada momento. Todos têm potencial, sei que muitos grandes talentos serão formados aqui. Isso tudo foi pensado com muito carinho por todos nós”, disse Silvia.

Para o prefeito, Thalles Tomazelli, a educação precisa avançar constantemente em todos os sentidos, seja estrutural, na capacitação de professores e na inovação da aprendizagem. Está é mais uma iniciativa da nossa administração, que está alicerçada ao projeto inovador que temos para o setor educacional do nosso município. Queremos levar o acesso à música, contribuir com o desenvolvimento dos alunos e realizar sonhos, ” disse Thalles.

O evento contou com a presença da secretária de administração, Vilma Angelina, do secretário de obras, Donato Fernandes e representando a Câmara Municipal, o vereador Valdinei Gubert.

Para participar das aulas, é necessário ser maior de seis anos e a prioridade e para estudantes, tanto da rede municipal, estadual ou particular. As atividades teóricas e práticas acontecem todas as terças e quintas-feiras, em três turnos, sendo: das 18h às 19h, das 19h às 20h e das 20h às 21h, na Escola Municipal Jardim Primavera.