Assim que tomaram posse, as gestoras da Escola Municipal Jardim Primavera, Márcia Filipus e Matilde Batista estabeleceram como meta alfabetizar todos os alunos de até 8 anos de idade e melhorar a linguagem escrita dos 900 estudantes com a implementação de um grande projeto de incentivo à leitura: Minha escola lê e escreve.

O projeto está sendo desenvolvido desde o início do mês de abril e envolve diferentes disciplinas do currículo escolar, apresentando para os alunos as diversificadas formas de leitura. Na primeira etapa os estudantes tiveram contato com apresentações e contação de histórias, onde professoras da Educação Infantil ficaram responsáveis pelas atividades.

Na oportunidade as professoras apresentaram dois amiguinhos (bonecos) que irão contribuir no processo de leitura e escrita: O Zé e a Maria. Os alunos levarão para casa os bonecos e livros para junto da família realizar as leituras. Desta forma, a família também se envolve na aprendizagem da criança. “O nosso foco será a leitura e a escrita, pois nós acreditamos que, quando a criança sabe ler e escrever, ela é capaz de desenvolver qualquer atividade”, conta Márcia Filipus, diretora da escola.

As coordenadoras técnicas pedagógicas da SEMED, Eliane Melquiades e Márcia Ramos, acompanhadas pelo Secretário de Educação Francisco Eurico Ribeiro estiveram presentes na abertura do projeto e parabenizaram direção, coordenação, professoras e funcionários administrativos pelo belo trabalho de incentivo a leitura.

“O papel do educador é fundamental nesse processo de formação de leitores. É preciso formar leitores instigantes, que possam dialogar com o texto, interagir, desenvolver a percepção dos sentidos, questionar, criticar, saborear, se rebelar. Esse projeto ajudará muito a desenvolver o verdadeiro papel da leitura e escrita como professora me sinto feliz por participar da construção deste projeto”, relatou a técnica da SEMED Márcia Ramos.

O encerramento do projeto Minha escola lê e escreve acontecerá no mês de agosto com a presença dos pais, alunos e a comunidade em geral. Serão expostas todas as atividades realizadas entre os meses de abril a julho do referente ano.