(*Roney Minella) – A Prefeitura de Itaquiraí, numa iniciativa do prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), está resgatando uma das principais conquistas do setor da Educação: a eleição direta para escolha de diretor e diretor-adjunto das escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. “Atendemos todos, sobretudo, os profissionais educacores e a entidade representativa da categoria, assim, em vez de nomeação por decisão do prefeito adotamos a democracia, dando oportunidade para que toda a comunidade escolar eleja o seu diretor”, destaca o prefeito Ricardo.

Prefeito Ricardo Fávaro Neto democratiza escolha de diretores de escolas municipais ao regulamentar a eleição escolar. Foto: Divulgação

Para realizar a eleição, o chefe do Executivo Municipal assinou a Resolução 01/2019, de 4 de outubro passado regulamentando todo o processo eleitoral, inicialmente, compondo a Comissão Eleitoral Central, constituída pelo decreto nº 4547/2019, em acordo com o Edital nº 001/2019 e Resolução nº 01/2019. A eleição tem supervisão geral da Secretaria Municipal de Educação de Itaquiraí, responsável pela articulação junto às unidades escolares.

As primeiras fases deste processo eleitoral já foram cumpridas com a participação da Comissão Eleitoral Central, composta pela Secretária de Educação Valdirene Salomão, Presidente do Simted Margareti Macena de Lima, Assessor Jurídico do Executivo Dr. Julio César Sanches Nunes, Secretário de Administração Dr. Mauro José Gutierre, e membros da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Melquíades Vieira e Márcia Aparecida Ramos, que encaminharam à Secretaria Municipal de Educação os nomes dos candidatos inscritos.

No último dia 22 de outubro encerrou o prazo de inscrições das chapas. “Agora, iniciamos a divulgação dos nomes dos candidatos que tiveram suas candidaturas analisadas e aprovadas pela Comissão Eleitoral. Vamos levar ao conhecimento de toda a comunidade escolar quem estará disputando a eleição e, naturalmente, estará realizando as campanhas dentro e fora das unidades escolares junto aos pais, professores, coordenação pedagógica e alunos de 11 anos acima que terão direito a voto”, explica Márcia Aparecida Ramos, membro da Comissão Eleitoral.

A eleição para a escolha direta de diretores e diretores-adjuntos das escolas da rede municipal, Jardim Primavera, Escola Municipal Santa Rosa – Polo, Escola Municipal Santa Rosa – Extensão Caburaí, será realizada no dia 22 de novembro, as respectivas unidades escolares. “Os diretores e diretores-adjuntos eleitos, terão um mandato de quatro anos e estarão à frente de escolas que têm atualmente uma clientela de 1.970 alunos”, acrescenta a secretária de Educação, Valdirene Salomão.

"Que todos façam uma boa campanha. Todos são bons candidatos", comenta o prefeito Ricardo. Foto: Roney Minella

CANDIDATOS

Durante reunião no dia 28 de outubro, tiveram os requerimentos de chapas/nomes aprovados, deferidos e já homologados pela Comissão Eleitoral Central as candidaturas dos profissionais da educação, ao cargo de diretor e diretor-adjunto:

1 - Ademir Batista dos Santos - candidato a diretor e Eleir Tecla Farias candidata a diretora adjunta pela Escola Municipal Santa Rosa – Polo, e Escola Municipal Santa Rosa - Extensão Caburaí. 2 - Daiana Juriatti - candidata a diretora e Jane Maria Marciano candidata a diretora adjunta pela Escola Municipal Santa Rosa – Polo, e Escola Municipal Santa Rosa - Extensão Caburaí. 3 – Fredson Julio de Oliveira- candidato a diretor e Jusemar Batista candidato a diretor adjunto pela Escola Municipal Santa Rosa – Polo, e Escola Municipal Santa Rosa - Extensão Caburaí.

4 - Márcia Andréa Filipus Pupo - candidata a diretora e Matilde Batista candidata a diretora adjunta pela Escola Municipal Jardim Primavera.

"Ao recebermos informações sobre quem são os candidatos, podemos afirmar que todos eles são pessoas competentes e que têm compromisso com a educação do município. O que desejamos é que todos façam uma boa campanha", concluiu Ricardo Fávaro.

*Roney Minella - Editor do site de notícias da Prefeitura de Itaquiraí.