O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB), entregou na tarde de ontem (11), mais um ônibus zero quilômetro para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). “Assumimos o compromisso de melhorar o transporte estudantil em nosso município e, mais uma vez, estamos entregando um novo coletivo, cumprindo este compromisso e confirmando o respeito que temos à toda comunidade estudantil”.

[caption id=attachment_5085 align=alignnone width=1024] Prefeito Ricardo entrega chaves de ônibus zero km ao secretário Eurico, em ação prestigiada por demais secretários (Foto: Edson Freitas)[/caption]

O novo ônibus, um Volksbus 15-190, custou aos cofres públicos R$ 244.500,00 e foi adquirido através de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Reinaldo Azambuja, que inseriu o Município de Itaquiraí no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação. As chaves do coletivo foram entregues ao secretário municipal de Educação, Francisco Eurico Ribeiro que, imediatamente, colocou o veículo à disposição do setor de transportes de alunos.

EMPENHO

A conquista de mais um ônibus para o transporte escolar também é o resultado do empenho da equipe técnica da SEMED, que tem colocado em prática o Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. Este é um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, no Sistema Nacional de Educação. “A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, e após a análise e aprovação do FNDE é firmado um termo de compromisso entre o Município e FNDE”, explica o técnico Vanderlei José Mayer.

CAMINHO DA ESCOLA

O “Caminho da Escola” é um programa para aquisição de ônibus escolar do Governo Federal, através de uma licitação, do tipo pregão eletrônico, realizada pelo FNDE - Ministério da Educação, cujo objetivo é ampliação, renovação e padronização da frota de veículos escolares, de forma a melhorar a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes das redes estaduais e municipais, no âmbito da educação básica. Ele objetiva também contribuir para a redução da evasão escolar, a redução dos preços e o aumento da transparência nas aquisições dos veículos.

O Ônibus Rural Escolar (ORE-2) entregue pelo prefeito Ricardo através do programa Caminho da Escola e Plano de Ações Articulada, foi adquirido em setembro de 2014, por meio de pregão eletrônico n° 63/2013/FNDE/MEC. “Continuamos buscando mais recursos para investir da Educação, principalmente, na instrumentalização do setor para garantirmos um ensino a cada dia com mais qualidade”, sustentou o prefeito Ricardo Fávaro.