Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itaquiraí, Gestores das escolas e CEIs do município participaram de uma capacitação para melhorar ainda mais a qualidade da alimentação escolar. O objetivo da capacitação foi debater sobre a alimentação nutritiva e de qualidade aos alunos da rede Municipal. A nutricionista, Ananda Meneghetti, responsável pela capacitação, apresentou várias orientações sobre o gerenciamento da merenda escolar.

[caption id=attachment_5209 align=alignnone width=1024] Gestores escolares que participam de capacitação sobre merenda (Foto: SEMED – Edinéia Aquino)[/caption]

A merenda escolar de Itaquiraí é baseada em um cardápio elaborado pela nutricionista Ananda Meneghetti, oferecendo alimentação saudável e variada para as crianças da rede pública municipal. Na elaboração do cardápio a nutricionista conta com dois programas muitos importantes, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que além de oferecer ótimos produtos para a alimentação saudável dos alunos estimula também a agricultura familiar do nosso município.

Uma novidade para este ano é que a nutricionista entregou aos gestores uma pasta onde se encontram planilhas e orientações sobre o controle de estoque, coleta de amostras, coleta de dados dos alunos, teste de aceitabilidade, armazenamento dos alimentos, a aquisição, a organização na geladeira, o congelamento, o descongelamento e a limpeza dos depósitos, entre outros.

Na oportunidade a nutricionista entregou aos gestores uma balança para que ao receber os produtos do PAA e PNAE os mesmos realizem a pesagem dos produtos recebidos.