O prefeito Ricardo Fávaro Neto, abriu na manhã desta terça-feira (10-02), o ano letivo de 2015. Durante a Assembleia Geral realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), nas dependências da Escola Municipal Jardim Primavera, o Chefe do Executivo pregou a união e a motivação a todos os trabalhadores da educação, convocando a categoria para, juntos, avançarem ainda mais em direção a uma educação de qualidade.

[caption id=attachment_3748 align=alignnone width=1024] Prefeito Ricardo faz discurso motivacional a centenas de servidores da educação de Itaquiraí (Fotos: Roney Minella)[/caption]

Inicialmente, parabenizou os diretores eleitos, observando que é uma prerrogativa do prefeito nomear diretores, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas determinou a eleição, optando pela gestão democrática e participativa no setor educacional. Também cumprimentou a todos os professores da rede municipal, estadual e estagiários que participavam da Assembleia.

PRIORIDADES

Ricardo Fávaro apresentou um breve relatório das principais ações desenvolvidas durante os dois anos e um mês de sua gestão. “Gestão pública é eleger prioridades e elegemos a saúde e a educação como as grandes prioridades. A saúde era uma necessidade urgente, pois, estava sem nenhuma estrutura, sem médicos, sem condições nenhuma de ser tocada. Somente em 2014, investimos R$ 2 milhões a mais do que deveria ser investido. Na educação, investimos além dos 25% exigidos por lei, chegando a quase 28 por cento, caracterizando a educação como prioridade em nossa gestão”.

Ao falar para uma plateia de mais de 360 educadores, administrativos, merendeiras e demais servidores da educação, o prefeito apontou que os professores são agentes de transformação de opinião, e podem agir de maneira positiva e objetiva, justificando então os esclarecimentos que fazia, detalhando a situação financeira que encontrou o Município quando assumiu, há 25 meses.

[caption id=attachment_3747 align=alignnone width=1024] Prefeito destaca avanços da Educação e pagamento do piso nacional dos professores[/caption]

Ricardo Fávaro esclareceu a situação dos convênios empenhados, mostrando que, “se não aconteceram as grandes obras foi porque não tivemos a mão amiga do governo federal e do governo estadual. Mas, a Prefeitura possui recursos para todas as contrapartidas necessárias, enfim, para os projetos aprovados e empenhados para a execução de obras. Isso, devido à gestão fiscal séria, comprometida e transparente que estamos desenvolvendo”, afirmou o prefeito.

R$ 5 MILHÕES EMPENHADOS

Valores dos principais recursos empenhados e compromissos assumidos pelo governo federal, alguns deles anunciados há mais de um ano e meio, ficaram até agora só na propaganda. Ele citou por exemplo, R$ 1 milhão e 200 mil para obras de asfalto no Jardim Primavera, R$ 500 mil para reestruturação da praça Santos Tomazelli, R$ 425 mil para aquisição de duas patrulhas mecanizadas, para as quais já assinou o contrato na Caixa Econômica,  já licitou a compra e a empresa vencedora está com o maquinário pronto para as entregas.

“Porém, nenhum destes recursos foi liberado, e até agora o dinheiro não entrou nas respectivas contas. Somados aos empenhos de outros projetos que viabilizamos através do PAC II, são cerca de quase R$ 5 milhões de obras que não estão sendo executadas, não por falta de gestão de nossa administração, mas, pela desgovernança do governo federal”, reclamou.

[caption id=attachment_3749 align=alignnone width=1024] Vereadores e secretários prestigiam assembleia geral da educação[/caption]

NOVA ESCOLA

O prefeito relatou avanços da educação, confirmando que após muita luta e um esforço enorme de sua administração, será iniciada a construção de uma escola no G.A. Mas, devido a demora excessiva e burocrática do projeto, o município terá que desembolsar R$ 200 mil a mais de recursos próprios para garantir a execução do empreendimento, que terá seis salas de aulas e toda estrutura para os professores, cumprindo assim, compromisso assumido com a comunidade estudantil.

Também afirmou com satisfação que através de um governo responsável, desde junho de 2014 está pagando o piso nacional dos professores. “Dialogamos com o Sindicato e chegamos a este acordo, e os pagamentos estão sendo feitos rigorosamente em dia. Enfim, estamos comprometidos com todas as causas do município. Temos muita fé de que em 2015 faremos tudo aquilo que a população demanda, nos cobra com toda razão e assumimos compromisso de fazer”, sustentou o prefeito.

Participaram da Assembleia Geral, o vice-prefeiro Daniel Mamédio, o secretário de Educação Francisco Eurico Ribeiro, presidente do Legislativo José Antônio Fernandes, e a presidente do Simted Margareti Macena, que fizeram discursos. Também prestigiaram o evento os vereadores, Ney Portela, Cícero Camilo da Rocha, Varley Fávaro e Felipe Kopper; o secretário de Desenvolvimento Econômico Anderson Francisco da Silva, o diretor de Cultura, Cícero Rocha Neto, e técnicos da SEMED que organizaram a assembleia. Apresentações culturais e distribuição de brindes completaram a festa dos servidores da educação.

Veja mais fotos:http://www.itaquirai.ms.gov.br/fotos/assembleia-da-educacao/